Cria da Vila Belmiro, o atacante Rodrygo se pronunciou acerca do rebaixamento do Santos. Pela primeira vez, o Peixe vai disputar a Série B. Na última quarta-feira (6/12), a derrota para o Fortaleza por 2 a 1, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, aliada aos triunfos dos rivais diretos, culminou no descenso inédito.
Rodrygo defende o Real Madrid, mas não deixou de lado as raízes formadoras e o clube do coração. Ele atuou pelo Santos por oito anos – dois como profissional. Nesse tempo, disputou 82 jogos, marcou 17 gols e deu oito assistências. Em 2018, os Merengues adquiriram os direitos do jogador, que tinha apenas 17 anos, por 45 milhões de euros. O atleta seguiu para a Europa no ano seguinte.
Em publicação no Twitter, o atacante se declarou ao clube que o revelou.
“Serei Santos mesmo que a bola não entre, mesmo que a Vila se cale, mesmo que o Manto Sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe. Serei Santos seja longa a jornada, seja dura a caminhada. Santos no peito e na alma, no grito e nas palmas”
Rodrygo, atacante do Real Madrid
O rebaixamento
Embora o Santos tenha chegado à última rodada do Brasileiro com pouca chance de ser rebaixado (6%), nada deu certo. O Peixe não fez o dever de casa e, em plena Vila Belmiro, sob os olhares de pouco mais de 14 mil torcedores, perdeu para o Fortaleza por 2 a 1.
Na Fonte Nova, o Bahia goleou o Atlético por 4 a 1 e se safou. Concomitantemente, o Vasco derrotou o Bragantino por 2 a 1 e também respirou. A combinação de resultados colocou o Santos na 17ª colocação.
Além da equipe paulista, América, Coritiba e Goiás vão jogar a Série B em 2024.