Os campeonatos nacionais costumam pausar durante as celebrações de fim de ano. A Premier League, contudo, é a exceção na Europa. A partir desta terça-feira (26/12) até a quinta (28/12), começa o chamado ‘Boxing Day’, a habitual rodada de fim de ano do futebol na Inglaterra.
Antes de cada partida da 19ª rodada do Campeonato Inglês, os atletas irão se joelhar em campo. E por um motivo nobre.
No começo da atual temporada (2023/24), os capitães das equipes que disputam a Premier League chegaram ao entendimento de que a rodada do Boxing Day seria a destinada para promover uma ação no combate a todos os modos de discriminação. Eles ficarão de joelhos em gesto anterior ao apito inicial.
O objetivo é o de fortalecer o combate aos problemas de ordem social, o que é pauta permanente na Premier League já há alguns anos, visto que a liga inglesa detém o pioneirismo no debate sobre o relevante assunto.
A Premier League comunicou que, ao contrário, de outras campanhas de caráter oficial, a que está por vir não terá a mesma identidade visual. Contudo, a liga, solicitou aos clubes que façam a exibição nas placas de publicidade que ficam nos gramados o material da campanha “No Room for Racism”, que significa “Não há espaço para Racismo”.
Veja a programação do Boxing Day (horários de Brasília)
Terça-feira (26/12)
- Newcastle x Nottingham Forest – 9h30
- Sheffield United x Luton Town – 12h
- Bournemouth x Fulham – 12h
- Burnley x Liverpool – 14h30
- Manchester United x Aston Villa – 17h
Quarta-feira (27/12)
- Chelsea x Crystal Palace – 16h30
- Brentford x Wolverhampton – 16h30
- Everton x Manchester City – 17h15
Quinta-feira (28/12)
- Brighton x Tottenham – 16h30
- Arsenal x West Ham – 17h15