Garra, superação, espírito de equipe e solidariedade marcaram a 5ª edição da Copa BJJ Kids, disputada nesse domingo (6/7), no ginásio da Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.
A competição reuniu aproximadamente 500 atletas, entre crianças e adolescentes, em disputas intensas de jiu-jitsu com um objetivo maior: transformar vidas por meio do esporte.
Idealizada pelo faixa-preta Caio Gregório – multicampeão de jiu-jitsu, que também já lutou em grandes eventos de MMA como Jungle Fight, LFA e Federação Fight -, a Copa BJJ Kids tem um propósito muito além das medalhas.
“É um incentivo ao esporte. Venho fazendo esse trabalho porque eu também vim de projeto social. Esse incentivo é fundamental porque muitas crianças e adolescentes de projetos sociais não têm a oportunidade de conhecer eventos de jiu-jitsu e saber o que é competir. Então meu objetivo é agregar isso a todos eles”, explicou Caio.
Foco na inclusão
Com foco na inclusão, o torneio foi pensado especialmente para atletas de baixa renda, que muitas vezes não têm recursos para viajar ou participar de campeonatos maiores. Para Caio Gregório, abrir esse tipo de oportunidade pode mudar vidas.
“Já estamos na quinta edição desse evento criando oportunidades para que as pessoas de classes sociais mais baixas conheçam outros caminhos na vida por meio do esporte. Infelizmente, o caminho das ruas é o mais fácil que a gente tem. Então é por isso que faço esse evento. Fico muito feliz de ver os pais, mães, as famílias incentivarem os filhos a praticar o esporte”.
A Copa BJJ Kids vem revelando, inclusive, talentos que despontam no cenário mineiro e nacional. Diversas equipes participaram com atletas que já venceram competições importantes no país.
“Temos o privilégio de ver novos talentos surgindo. Na minha academia, por exemplo, temos vários alunos que venceram o Campeonato Brasileiro. Temos várias outras equipes com uma garotada talentosa formando novos talentos para a nossa cidade. Nosso cenário da Copa Kids tem grandes campeões”, ressaltou.
Valores essenciais
Além do rendimento esportivo, a proposta da Copa BJJ Kids passa por valores essenciais ensinados nos tatames: respeito, disciplina e solidariedade. Segundo o organizador, o evento cumpre um papel social fundamental.
“Esse apoio ao evento ajuda a diminuir a criminalidade. O jiu-jitsu ensina educação, respeito ao próximo e muitos outros valores. Então é preciso agradecer a todos que patrocinam e apoiam o evento, pois é graças a eles que acontece a Copa Kids”.
O espírito de solidariedade também se destacou durante a realização. De acordo com Caio, houve casos de atletas que só puderam competir graças ao apoio coletivo.
“Alguns alunos não têm nem kimono para competir, a gente pega e empresta. Alguns professores emprestam kimonos para alunos de outras equipes, por exemplo. Isso aqui mostra a união, a solidariedade do jiu-jitsu. É um evento aberto a todos, a Copa Kids realmente é jiu-jitsu para todo mundo”.
Referência entre professores e alunos
A trajetória da competição começou há pouco mais de um ano e meio, em Contagem, e já deixou sua marca no calendário do jiu-jitsu em Minas. Logo na estreia, o torneio atraiu mil atletas. Hoje, é considerado referência entre professores e alunos de projetos sociais.
“Acredito que desde o primeiro momento a Copa Kids já entrou no cenário mineiro do jiu-jitsu. Todas as crianças e professores ficam esperando uma oportunidade para poder lutar nosso evento, que é muito competitivo. A galera da classe social mais baixa é a mais competitiva no jiu-jitsu porque eles dão a vida no tatame, são crianças e adolescentes que não têm muitas oportunidades como outras pessoas. A Copa Kids é a peneira de formação de novos talentos para os grandes eventos”.









