Um drama do tamanho do Castelão lotado. Neste domingo (7/12), o que era esperança se transformou em drama para a torcida do Ceará. O Vozão abriu o placar, mas levou a virada do Palmeiras e perdeu por 3 a 1, pela 38ª – e última – rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, acabou rebaixado à Série B do ano que vem.
Em campo, o centroavante Pedro Raul abriu o placar ainda no primeiro tempo. Porém, o Alviverde – vice-campeão nacional – buscou a reviravolta com gols dos atacantes Facundo Torres, Sosa e Flaco López.
A queda cearense se deveu não apenas ao revés em casa, como também a outros resultados desta decisiva tarde. O Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0, o Santos superou o Cruzeiro por 3 a 1 e o Internacional bateu o Red Bull Bragantino por 3 a 1. Já o arquirrival Fortaleza – que também acabou rebaixado – levou 4 a 2 do Botafogo.
É o fim trágico de um campeonato em que o Ceará flutuou entre as posições intermediárias da tabela durante toda a competição. Porém, justamente na rodada derradeira, a conta chegou: fim da competição em 18º lugar, com 43 pontos e uma campanha com 11 vitórias, dez empates e 17 derrotas, 34 gols pró, 40 gols contra e saldo negativo de seis. Um aproveitamento de 37%, insuficiente para se manter na elite.
O Ceará volta à Segunda Divisão após apenas uma temporada na Primeira. Em 2024, o time foi o quarto colocado da Série B e alcançou o sonho do retorno à Série A, pelo qual terá de batalhar mais uma vez em 2026.