Mesmo de férias, Kaio Jorge pode receber outra premiação. O atacante do Cruzeiro aguarda a final da Copa do Brasil, entre Vasco e Corinthians, na intenção de celebrar mais um feito individual: se consagrar artilheiro do torneio mata-mata. Paulistas e cariocas decidem o título da competição neste domingo (21/12), a partir das 18h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Dono de cinco gols, Kaio Jorge lidera o ranking de artilheiros da Copa do Brasil. Rayan, atacante do Vasco, divide o topo, com a mesma quantidade. Cano e Everaldo, do Fluminense, e Luiz Fernando, do Athletico-PR, aparecem em segundo lugar, com quatro tentos. Abaixo, 11 atletas compartilham a terceira colocação – o único envolvido na decisão é Philippe Coutinho, meio-campista do Cruz-Maltino.
Sendo assim, para que Kaio Jorge conquiste o título de artilheiro da Copa do Brasil, tem de torcer para que Ryan não balance a rede diante do Corinthians. A outras ameaça mais próxima é Philippe Coutinho, que não poderia marcar mais de dois tentos. Os jogadores do Timão com mais gols na competição são os atacantes Gui Negão e Memphis Depay, além do lateral-esquerdo Matheus Bidu – todos com dois.
Kaio Jorge pode repetir feito histórico e restrito
Se Kaio Jorge não for superado no torneio mata-mata, repetirá feito histórico compartilhado apenas por Hulk, no Atlético, Germán Cano, no Fluminense, e Gabigol, no Santos: numa mesma temporada, o trio conquistou o título de artilheiro da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
Em 2025, o atacante cruzeirense marcou 26 gols. Desses, 21 foram na Série A, número que lhe rendeu o prêmio de artilheiro. Arrascaeta, do Flamengo, encerrou a competição em segundo lugar na lista, com 18 tentos.
Números de Hulk, Cano e Gabi
- Hulk: em 2021, pelo Atlético, Hulk balançou as redes 19 vezes em 35 compromissos pela Série A. Na Copa do Brasil, fez oito gols em 10 confrontos.
- Gabi: Em 2018, quando ainda defendia o Santos, Gabi marcou 18 gols em 34 jogos no Brasileiro. Paralelamente, fez quatro tentos em três partidas na Copa do Brasil.
- Cano: em 2022, já no Fluminense, Cano celebrou 26 vezes em 37 jogos da Primeira Divisão. Em oito embates na Copa do Brasil, marcou oito gols.