Vasco e Corinthians disputam o título da Copa do Brasil neste domingo (21/12), às 18h, em São Januário, no Rio de Janeiro. Após empate sem gols no jogo de ida da final, na Neo Química Arena, em São Paulo, o Cruz-Maltino tem a vantagem de decidir em casa.
No entanto, o ex-jogador Dejan Petkovic acredita que o ‘fator casa’ pode não ser uma grande vantagem na Copa do Brasil. O sérvio destacou a imprevisibilidade do torneio e relembrou que o favoritismo do Cruzeiro foi desbancado pelo Corinthians em pleno Mineiro na semifinal deste ano.
“Nós temos uma decisão que vimos o jogo de ida e foi de igual para igual, então pode acontecer qualquer coisa. E temos dois finalistas, dois clubes grandes, duas camisas grandes, que no Campeonato Brasileiro não fizeram bem. Mas olha aí, no mata-mata chegaram à final. E quem vai ser campeão? Realmente, previsão é 50 a 50 do que vai acontecer”, iniciou Pet, em entrevista ao No Ataque.
“Independentemente de que a grande final seja no Maracanã, porque olha o que aconteceu com o Corinthians: foi lá e ganhou do Cruzeiro fora de casa, mas perde em casa, leva nos pênaltis e ganha. Agora, o Vasco leva o resultado para casa, indo à decisão como vantagem. Não sei se é isso é vantagem tratando-se de um Corinthians que mostrou contra o Cruzeiro fora de casa melhor futebol do que em casa”, acrescentou o ex-jogador de 53 anos, que defendeu o Gigante da Colina em 2004.
Vasco e Corinthians na final da Copa do Brasil
O Vasco eliminou o rival Fluminense para chegar à final da Copa do Brasil. No jogo de ida, vitória vascaína por 2 a 1. Na volta, triunfo tricolor por 1 a 0. A decisão foi para a disputa de pênaltis, e o Cruz-Maltino levou a melhor por 4 a 3. Ambos os jogos foram no Maracanã.
Na semifinal, o Corinthians passou pelo Cruzeiro. Na ida, no Mineirão, vitória corintiana por 1 a 0. Na volta, na Neo Química Arena, triunfo celeste por 2 a 1. Na disputa de pênaltis, o Timão ficou com a vaga ao bater a Raposa por 5 a 4.
O Corinthians busca o quarto título da Copa do Brasil – conquistou em 1995, 2002 e 2009.
Já o Vasco ganhou o título da Copa do Brasil em 2011.