ESPORTE NA MÍDIA

Comitê Paralímpico reage à eliminação de recordista mundial no BBB

Medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio em 2021 é o quinto eliminado no reality show da TV Globo
Foto do autor
Compartilhe

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nao titubeou diante da eliminação do atleta Vinícius Rodrigues no reality show Big Brother Brasil (BBB). O brother, de 29 anos, estava “emparedado”, mas não passou pela aprovação popular. Na votação do público que acompanha o programa, ele recebeu 9,92% dos votos no paredão com cinco representantes. Sendo assim, ele está fora da atração da TV Globo.

Entretanto, mesmo com a eliminação no BBB, o medalhista paralímpico pode ficar despreocupado. Isso porque o comitê abriu as portas do centro de treinamento para que o velocista possa voltar a competir. “Vem ganhar medalha aqui fora, Vinícius Rodrigues”, escreveu o perfil da instituição, na rede social X (antigo Twitter).

“O CT está de portas abertas para a retomada dos seus treinos, pois antes de ser um ex-BBB, você já era nosso medalhista paralímpico”, completou o CPB.

Quem também reagiu à saída de Vinícius Rodrigues do BBB foi a atleta Verônica Hipólito. “Volta pra cá, irmão! Estamos todos te esperando, com sua alegria, com sua lealdade, te esperando para você bater novamente o recorde mundial, para continuarmos a luta do movimento paralímpico, do esporte. Te amamos! Você é foda, nosso melhor””, declarou.

Quem é Vinícius Rodrigues?

Medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio em 2021, Vinícius Rodrigues nasceu em Maringá, no Paraná, em 28 de novembro de 1994. Ele sofreu um acidente de moto aos 19 anos e perdeu a perna esquerda. Ainda hospitalizado, ele recebeu a visita de Terezinha Guilhermina, mineira que é deficiente visual e tricampeã paralímpica em provas de atletismo. Ela foi responsável por apresentar o esporte paralímpico ao jovem.

Vinicius Rodrigues revelou que começou a buscar o sonho esportivo ainda no hospital e conseguiu alcançar diversos feitos nos anos seguintes. Ele afirmou que o esporte paralímpico mudou a sua vida. “Precisei perder uma perna para conhecer o mundo. Fui para Dubai, Paris, Portugal, Alemanha”, comentou.

Desde então, o paratleta compete na categoria T63, que é para pessoas com a perna amputada acima do joelho, e é o recordista mundial dos 100 metros rasos. Em 2019, em uma competição em São Paulo, Vinicius Rodrigues bateu o recorde mundial da prova com o tempo de 11s95 e se tornou o primeiro da classe a correr a mais tradicional prova do atletismo abaixo de 12 segundos.

Já na Paralimpíada de Tóquio, em 2021, o brasileiro quebrou o recorde paralímpico dos 100 metros rasos na categoria T63 com a marca de 12s11 na semifinal. Porém, na final, o russo Anton Prokhorov ficou com a medalha de ouro ao terminar com 12s04, um centésimo a mais que o brasileiro que fechou com 12s05.

Além da medalha de prata no Japão, o atleta também ficou no segundo lugar na prova de 100 metros rasos no Mundial de Paris em 2023 e brincou, na sua apresentação no reality show, sobre não desejar a segunda posição no BBB.

Compartilhe