Giovanna Boscolo, que interpretou Michelle na segunda versão brasileira da novela infantil Chiquititas, representará o Brasil durante a Paralimpíada de Paris 2024. Ela competirá no lançamento de club e arremesso de peso, modalidades do atletismo.
Aos 9 anos, Giovanna começou a participar de publicidades e desfiles. Ainda criança, passou a atuar e, além de Chiquititas, participou de “Julie e os Fantasmas” e “Conversa de Gente Grande”.
Em Chiquititas, a personagem interpretada por Giovanna fazia parte do chamado “Top 3”, que reunia as meninas mais populares do colégio, ao lado de Débora (Isabella Moreira) e Priscila (Giovanna Vargas).
Além da carreira artística, Giovanna também se destacava nos esportes. Filha de educadores físicios, ela participou de competições de ginástica artística, e treinou pelo Palmeiras.
Aos 15 anos, a atriz foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich, doença rara e neurodegenerativa que causa falta de coordenação muscular e motora, e afeta a energia. Na faculdade, estudou biomedicina e pesquisou sobre a doença no trabalho de conclusão de curso (TCC).
Durante o curso, estagiou no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e foi convidada para se aventurar no atletismo. Rapidamente se destacou e começou a competir.
Na primeira competição, o Grand Prix de Dubai, em fevereiro, Giovanna conquistou o ouro e estabeleceu um novo recorde para atletas da América ao atingir 26,25m no lançamento de club.
Programação de Giovanna Boscolo na Paralimpíada de Paris 2024
- 30/08 – 14h10 – Lançamento de Club F32 feminino
- 04/09 – 14h – Arremesso de Peso F32 feminino