JOGOS PARALÍMPICOS

Abertura dos Jogos Paralímpicos: horário, onde assistir e detalhes da cerimônia

Muitos cartões-postais de Paris vão sediar provas paralímpicas, casos da Arena da Torre Eiffel, Grand Palais, Invalides e Versalhes
Foto do autor
Compartilhe

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris, nesta quarta-feira (28/8), a partir das 15h (de Brasília) terá semelhanças e diferenças em relação ao evento que marcou o início oficial da Olimpíada, há pouco mais de um mês. Novamente, o evento será fora de uma estádio, porém, as 168 delegações não vão percorrer o Rio Sena.

Em vez disso, 4.400 paratletas vão desfilar pela icônica Avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde. A apresentação será gratuita e são esperadas 50 mil pessoas.

No programa divulgado pelos organizadores estão atrações mantidas em sigilo e apresentações artísticas protagonizadas por dançarinos com deficiência. 

A Cerimônia de Abertura da Paralimpíada marca o início de 11 dias de competição – serão 549 provas de medalhas em 22 modalidades esportivas.  

Muitos cartões-postais de Paris que receberam competições olímpicas vão sediar também provas paralímpicas, casos da Arena da Torre Eiffel (futebol de cegos no lugar do vôlei de praia), além de Grand Palais, Invalides e Versalhes. Se o clima ajudar, o Rio Sena deve ser o cenário para o paratriatlo – a presença de detritos na água foi um dos pontos controversos durante os Jogos Olímpicos.

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, falou sobre a Abertura dos Jogos Paralímpicos: “Durante o desfile dos atletas, é como se a Cidade de Paris os estivesse abraçando, dando-lhes um grande abraço. Como é bem no coração da cidade, a avenida mais famosa do mundo, acho que esse é o sentimento que queremos que os atletas sintam”.

Thomas Jolly, que foi diretor artístico da Cerimônia de Abertura da Olimpíada, também é o responsável pelo evento paralímpico.

Onde assistir à cerimônia de abertura

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos não será transmitida em TV aberta no Brasil. Ela será veiculada pelo canal Sportv2 , além do Globoplay e do canal do Comitê Paralímpico Internacional no YouTube.

Ingressos para os Jogos Paralímpicos

Desde o fim dos Jogos Olímpicos, a organização da Paralimpíada intensificou campanhas conclamando a população a marcar presença no evento. Um dos argumentos é o preço do ingresso, bem mais em conta do que o valor cobrado durante a Olimpíada.

Há entradas a partir de 15 euros (R$ 90) e combos especiais para família ou para um dia inteiro de competições nas diferentes arenas.

Segundo os organizadores, 196 dos 549 eventos paralímpicos ainda têm ingressos disponíveis no site, como um jogo da primeira rodada de tênis para cadeirantes na clássica Philippe Chatrier, a quadra central de Roland Garros, por 15 euros.

Mais de dois milhões de bilhetes já foram vendidos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, incluindo 1 milhão em apenas um mês.

Os compradores de ingressos em detalhes

  • 92% dos compradores vivem na França  
     
  • 8% dos compradores são internacionais
     
  • 28% do Reino Unido
     
  • 14% da Alemanha
     
  • 10% dos Estados Unidos
     
  • 144 países representados entre os compradores de ingressos para a Paraolimpíada  

Compartilhe