JOGOS PARALÍMPICOS

Atletas acendem pira em cerimônia imponente, e Paralimpíada está oficialmente aberta

Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi realizada nesta quarta-feira (28/8)
Foto do autor
Compartilhe

Foi realizada nesta quarta-feira (28/8) a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Assim como na Olímpiada, o evento ocorreu fora de um estádio. Desta vez, ao invés do Rio Sena, o lugar escolhido foi a avenida Champs-Élysées, local que fica o tradicional Arco do Triunfo.

No primeiro ato artístico, o canadense Chilly Gonzales tocou piano ao lado de 140 dançarinos, que representavam a sociedade tradicional. Outros 16 dançarinos, com deficiência, representaram a criatividade e liberdade.

Uma das ilustres presenças que estava acompanhando o evento foi Jakson Follmann, ex-goleiro da Chapecoense. Ele foi um dos três sobreviventes do acidente aéreo do clube de Chapecó em 2017 (ao lado de Alan Ruschel e Neto) e precisou ter sua perna direita amputada abaixo do joelho.

Ao contrário dos Jogos Olímpicos, nas Paralimpíadas não existe a tradição da Grécia ser a primeira delegação a se apresentar. Com isso, o Afeganistão inaugurou o trejeto. Os anfitriões, a França, foram os últimos.

A delegação brasileira foi a 21ª a aparecer. Os porta-bandeiras do Brasil foram Elisabeth Gomes, do lançamento de disco para atletas que competem sentados, e Gabriel Araújo, da natação com limitações físico-motoras severas.

O Brasil será representado em Paris por 280 atletas, sendo 255 com deficiência, de 20 modalidades nos. É a maior delegação brasileira já anunciada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.

Cerca de 4.400 atletas desfilaram pela Cerimônia de Abertura, divididos em 184 delegações diferentes.

Na sequência do desfile, houve show musical, a apresentação de um vídeo com imagens das últimas Paralimpíadas e foi tocado o hino da França. Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador, Andrew Parson, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, e Emmanuel Macron, presidente da França, também fizeram discursos.

Após mais apresentações artísticas, John McFall, medalhista de bronze no atletismo em Pequim 2008, foi responsável por entregar a bandeira Paralímpica. Ele foi o primeiro deficiente a ser selecionado pela agência espacial para ir ao espaço.

Caminhando para a reta final, Florent Manaudou percorreu a Avenida Champs Elysees até Praça da Concórdia com a chama paralímpica. Antes do acendimento da pira, a chama ainda passou pelas mãos de um grupo de 12 campeões paralímpicos (seis homens e sei mulheres).

A pira olímpica, enfim, foi acesa por cinco atletas: Charles-Antoine Kouakou, Nantenin Keita, Fabien Lamirault, Alexis Hanquinquant e Elodie Lorandi. Christine and the Queens finalizou o evento com um show musical.

Compartilhe