
Bicampeão mundial de atletismo, o corredor Abubaker Kaki morreu aos 35 anos, no último sábado (12/4), após um bombardeio atingir a casa onde morava na cidade El Fasher, capital do Estado de Darfur do Norte, no Sudão.
A informação foi divulgada pela Telecom Asia Sport. Abubaker Kaki participou das Olimpíadas de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012. Ele foi bicampeão mundial da prova de 800m ao vencer em Valência, em 2008, e em Doha, em 2010.
O corredor se aposentou em 2016, após não superar as lesões musculares.
Abubaker Kaki era considerado um ídolo do esporte do Sudão. O país convive com o drama de uma guerra civil que começou em 2023.
“Dois anos de uma guerra civil devastadora marcaram a vida de milhões de sudaneses. O conflito se alastrou por todo o país, engolindo áreas e centros urbanos. A população civil está encurralada em um pesadelo implacável de morte e destruição”, disse a presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric.
“Nos últimos dois anos, assistimos a um padrão insidioso de desumanização na forma como a guerra está sendo conduzida. Civis são mortos e feridos, as suas casas são saqueadas e os seus meios de subsistência são destruídos. A violência sexual é desenfreada e gera traumas que reverberarão por gerações. Agentes humanitários e socorristas são atacados deliberadamente enquanto realizam o seu trabalho de salvar vidas”, acrescentou.