Escalada

Montanhista brasileiro desaparece em escalada no Peru

Edson Vandeira e dois montanhistas peruanos deveriam ter retornado da expedição ao Artesonraju no último domingo (1/6)

O montanhista brasileiro Edson Vandeira está desaparecido no Nevado Artesonraju, no Peru, desde a última quinta-feira (29/5), quando iniciou a escalada ao pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca.  

Vandeira, que também é fotógrafo de aventura e guia, estava acompanhado dos montanhistas peruanos Efraín Pretel Álonzo e Jesús Huerta Picón na expedição. O trio deveria ter retornado da expedição no último domingo (1º/6), ou seja, quatro dias após o início da escalada. 

A barraca onde os montanhistas deveriam ter passado a noite foi encontrada vazia, de acordo com o presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP), Beto Pinto. 

Coordenadas pela Polícia de Alta Montanha do Peru, equipes especializadas de resgate já trabalham na busca, com auxílio de drones e montanhistas experientes da região. 

Nascido em Campo Grande, Edson Vandeira tem 17 anos de experiência como montanhista. O sul-mato-grossense, de 36 anos, tem nove expedições à Antártida no currículo, além de jornadas bem-sucedidas pelos Andes peruanos e pelo Himalaia, na Ásia.

Compartilhe