MAIS ESPORTES

Bicampeã olímpica no vôlei, Sheilla se aventura na Maratona do Rio: ‘Promover o esporte’

Ex-oposta da Seleção Brasileira correu o percurso de 10km na Maratona do Rio e contou sobre a experiência ao No Ataque

A mentalidade, a resistência e o amor pelo esporte ela tem. A bicampeã olímpica Sheilla Castro mostrou que o talento e a força de vontade não são usados só para o vôlei. A ex-oposta da Seleção Brasileira correu o percurso de 10 quilômetros na Maratona do Rio, nesta sexta-feira (20/6), e contou sobre a experiência de forma exclusiva ao No Ataque.

O desafio de correr 10 quilômetros foi um convite inesperado para Sheilla, que começou a se preparar para a prova cerca de um mês e meio antes. Ela chegou a treinar nas ruas de Belo Horizonte e até mesmo no Rio – além das atividades feitas na academia. Durante o processo, um imprevisto: a ex-atleta ficou doente e teve que tomar antibiótico por três semanas, o que dificultou o ritmo dos treinos.

No Instagram, Sheilla chegou a compartilhar alguns momentos de preparação e deixou claro o foco. Mesmo doente e com o pace a melhorar, ela não deixou a competitividade de lado e encarou o desafio com seriedade. Não à toa tem duas medalhas de ouro pelo Brasil.

Nesta sexta, Sheilla não largou no primeiro pelotão, então começou a prova pouco tempo depois da primeira largada – já por volta de 7h30. A ex-jogadora foi responsável por entregar as premiações da prova, para os campeões e campeãs dos 10 quilômetros, e por isso teve que interromper a corrida – fez cinco quilômetros em 30 minutos.

“Quando o convite surgiu, fiquei um pouco tensa, porque eram 10 quilômetros, mas comecei a treinar. Fiquei super feliz quando cheguei aqui, o ambiente, eu não imaginava que tinha tanta gente correndo assim. Realmente é um mundo que eu não tinha vivido ainda, então fiquei feliz de participar disso. E acho super legal promover o esporte, a vida, o bem-estar”, contou.

A ex-oposta do Minas apontou o que mais chamou atenção na Maratona que reúne mais de 60 mil pessoas (contando todas as quatro provas: 5KM, 10KM, 21KM e 42KM).

“Você vê gente de todos os tipos correndo. Estava agora com uma fã, a mãe dela corre com ela empurrando na cadeira de rodas. Isso é muito legal, o esporte reúne todos de uma maneira única.”

Participação feminina

Um dos destaques da Maratona deste ano, é a participação feminina em massa. Segundo dados da organização do evento, o público feminino atingiu o maior índice histórico: 52% do total de inscritos são mulheres — maioria nas distâncias de 5K, 10K e 21K. O dado representa um crescimento de 12% nos últimos quatro anos.

A estatística reforça o engajamento crescente das mulheres no universo das corridas de rua. Ícone do esporte e uma inspiração para diversas meninas, Sheilla comemorou o número e reforçou que a participação feminina não é mais um tabu no mundo esportivo.

“Acho que o esporte é pra todo mundo. Já está quebrado há muito tempo essa questão que o esporte não é para mulheres. Há muitos anos já estamos aí. E estamos mostrando, quebrando recordes. Fiquei feliz que teve tempo recorde, podia ter sido uma brasileira (risos), mas fiquei feliz do mesmo jeito. Acho que o lugar que as mulheres mais se equiparam aos homens é no esporte”, opinou a ex-atleta.

* A repórter foi ao Rio de Janeiro a convite da organização da Maratona do Rio

Compartilhe