JOGOS OLÍMPICOS

Com Isaquias, canoagem do Brasil anuncia time para Paris 2024 em evento em Lagoa Santa

Representantes do Time Brasil na Olimpíada de Paris 2024 nas provas de canoagem velocidade foram anunciados nesta quinta-feira (4/7)
Foto do autor
Compartilhe

Lagoa Santa – A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou a lista de atletas da canoagem velocidade convocados para representar o Time Brasil na Olimpíada de Paris na manhã desta quinta-feira (4/7), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas olímpicas, e outros cinco atletas foram anunciados e farão parte da maior delegação da história do país na modalidade em uma edição de Jogos Olímpicos.

Durante o ciclo olímpico, o Brasil garantiu seis cotas na canoagem velocidade, sendo duas de caiaque (K) e quatro de canoas (C). Os homens disputarão K1 1km, C1 1km – com duas vagas – e C2 500m, que é uma prova de dupla. Já as mulheres estarão no K1 500m e C1 200m. Veja abaixo a relação dos atletas convocados para a Olimpíada de Paris.

  • C1 200m: Valdenice Conceição
  • C2 500m: Isaquias Queiroz e Jacky Godmann
  • C1 1km: Isaquias Queiroz
  • C1 1km: Mateus Nunes
  • K1 500m: Ana Paula Vergutz
  • K1 1km: Vagner Souta

Em Lagoa Santa, que é o local de treinamento da Seleção Brasileira de Canoagem e futura sede definitiva da Confederação, os atletas protagonizaram um treinamento aberto à imprensa, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Na coletiva, o treinador Lauro de Souza Júnior repercutiu a convocação.

“É um momento importante da canoagem brasileira. Definimos a equipe que irá representar o nosso país nos Jogos Olímpicos. Foi um processo difícil. Não é fácil fazer [a convocação] para um evento de tamanha grandeza. São poucas vagas. Passamos por um processo de seleção pesado, física e psicologicamente, mas chegamos com a melhor equipe possível para representar o Brasil em Paris.”

Lauro de Souza Júnior, técnico da Seleção Brasileira de Canoagem

O Brasil conquistou quatro medalhas olímpicas na canoagem velocidade, e todas tiveram o protagonismo de Isaquias Queiroz. Na sua estreia em Jogos Olímpicos, no Rio 2016, o atleta ficou com a prata nas categorias C1 1km e C2 1km – junto de Erlon de Souza -, e bronze na C1 200m. Esse desempenho “em casa” fez Isaquias se tornar o primeiro e único brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição de Olimpíada. Cinco anos depois, no Japão, ele ficou com o ouro na prova de C1 1km. 

As conquistas das vagas da canoagem para Paris 2024

A primeira vaga foi garantida por Isaquias Queiroz. Em agosto de 2023, no Mundial de Canoagem, em Duisburg, na Alemanha, o medalhista olímpico ficou na sexta colocação na prova dos C1 1km e herdou a vaga quase um ano antes dos Jogos Olímpicos devido a uma realocação de vagas de Martin Fuksa, competidor da Tchéquia. Desta forma, o baiano de 30 anos defenderá o título olímpico na prova.

Já os restante das cotas do Time Brasil foram conquistadas em abril deste ano, na disputa do Pan-Americano de Canoagem Velocidade 2024, em Sarasota, na Flórida, nos Estados Unidos.

A vaga no C2 500m masculino foi assegurada por Jacky Godmann e Filipe Vinicius Vieira. Os atletas de 25 e 23 anos, respectivamente, venceram a prova e garantiram a cota para a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Para representar o Brasil na prova, Isaquias Queiroz foi escolhido em vez de Filipe para fazer dupla com Jacky.

O bom desempenho dos atletas no C2 500m também rendeu uma vaga adicional no C1 1km, a qual será ocupada por Mateus Nunes. Promessa da canoagem brasileira, o baiano de 18 anos conquistou, em maio deste ano, o bronze na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, na Hungria, no C2 1km.

Outra atleta que estará em Paris 2024 é Valdenice Conceição. Nascida em Maraú, no interior da Bahia, a atleta de 34 anos se tornou a primeira brasileira a garantir vaga na canoa feminina ao vencer a prova de C1 200m no Pan-Americano de Sarasota, na Flórida. Ela também é a primeira mulher do país a ganhar medalha na modalidade em Jogos Pan-Americanos: foi bronze no C1 200m em Toronto.

Outra representante da canoagem feminina, mas esta com caiaque, é Ana Paula Vergutz. Também no torneio na Flórida, a paranaense de Cascavel ficou com a prata da prova de K1 500m e estará em Paris. A atleta de 35 anos disputou a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, e tem duas medalhas de bronze nas edições de 2015, em Toronto, e 2019, em Lima, nos Jogos Pan-Americanos

Por fim, Vagner Souta fecha a delegação do Time Brasil que estará em Paris para disputar provas de canoagem velocidade. Ele foi bronze no K1 1km no Pan-Americano da modalidade e herdou vaga na Olimpíada por limite de classificações dos Estados Unidos. O atleta de 33 anos tem três medalhas pan-americanas – prata no K4 1km e bronze no K2 1km em Toronto 2015, e bronze no K1 1km em Lima 2019 – e esteve nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Tóquio 2021.

Compartilhe