Lagoa Santa – A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou a lista de atletas da canoagem velocidade convocados para representar o Time Brasil na Olimpíada de Paris na manhã desta quinta-feira (4/7), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas olímpicas, e outros cinco atletas foram anunciados e farão parte da maior delegação da história do país na modalidade em uma edição de Jogos Olímpicos.
Durante o ciclo olímpico, o Brasil garantiu seis cotas na canoagem velocidade, sendo duas de caiaque (K) e quatro de canoas (C). Os homens disputarão K1 1km, C1 1km – com duas vagas – e C2 500m, que é uma prova de dupla. Já as mulheres estarão no K1 500m e C1 200m. Veja abaixo a relação dos atletas convocados para a Olimpíada de Paris.
- C1 200m: Valdenice Conceição
- C2 500m: Isaquias Queiroz e Jacky Godmann
- C1 1km: Isaquias Queiroz
- C1 1km: Mateus Nunes
- K1 500m: Ana Paula Vergutz
- K1 1km: Vagner Souta
Em Lagoa Santa, que é o local de treinamento da Seleção Brasileira de Canoagem e futura sede definitiva da Confederação, os atletas protagonizaram um treinamento aberto à imprensa, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Na coletiva, o treinador Lauro de Souza Júnior repercutiu a convocação.
“É um momento importante da canoagem brasileira. Definimos a equipe que irá representar o nosso país nos Jogos Olímpicos. Foi um processo difícil. Não é fácil fazer [a convocação] para um evento de tamanha grandeza. São poucas vagas. Passamos por um processo de seleção pesado, física e psicologicamente, mas chegamos com a melhor equipe possível para representar o Brasil em Paris.”
Lauro de Souza Júnior, técnico da Seleção Brasileira de Canoagem
O Brasil conquistou quatro medalhas olímpicas na canoagem velocidade, e todas tiveram o protagonismo de Isaquias Queiroz. Na sua estreia em Jogos Olímpicos, no Rio 2016, o atleta ficou com a prata nas categorias C1 1km e C2 1km – junto de Erlon de Souza -, e bronze na C1 200m. Esse desempenho “em casa” fez Isaquias se tornar o primeiro e único brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição de Olimpíada. Cinco anos depois, no Japão, ele ficou com o ouro na prova de C1 1km.
As conquistas das vagas da canoagem para Paris 2024
A primeira vaga foi garantida por Isaquias Queiroz. Em agosto de 2023, no Mundial de Canoagem, em Duisburg, na Alemanha, o medalhista olímpico ficou na sexta colocação na prova dos C1 1km e herdou a vaga quase um ano antes dos Jogos Olímpicos devido a uma realocação de vagas de Martin Fuksa, competidor da Tchéquia. Desta forma, o baiano de 30 anos defenderá o título olímpico na prova.
Já os restante das cotas do Time Brasil foram conquistadas em abril deste ano, na disputa do Pan-Americano de Canoagem Velocidade 2024, em Sarasota, na Flórida, nos Estados Unidos.
A vaga no C2 500m masculino foi assegurada por Jacky Godmann e Filipe Vinicius Vieira. Os atletas de 25 e 23 anos, respectivamente, venceram a prova e garantiram a cota para a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Para representar o Brasil na prova, Isaquias Queiroz foi escolhido em vez de Filipe para fazer dupla com Jacky.
O bom desempenho dos atletas no C2 500m também rendeu uma vaga adicional no C1 1km, a qual será ocupada por Mateus Nunes. Promessa da canoagem brasileira, o baiano de 18 anos conquistou, em maio deste ano, o bronze na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, na Hungria, no C2 1km.
Outra atleta que estará em Paris 2024 é Valdenice Conceição. Nascida em Maraú, no interior da Bahia, a atleta de 34 anos se tornou a primeira brasileira a garantir vaga na canoa feminina ao vencer a prova de C1 200m no Pan-Americano de Sarasota, na Flórida. Ela também é a primeira mulher do país a ganhar medalha na modalidade em Jogos Pan-Americanos: foi bronze no C1 200m em Toronto.
Outra representante da canoagem feminina, mas esta com caiaque, é Ana Paula Vergutz. Também no torneio na Flórida, a paranaense de Cascavel ficou com a prata da prova de K1 500m e estará em Paris. A atleta de 35 anos disputou a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, e tem duas medalhas de bronze nas edições de 2015, em Toronto, e 2019, em Lima, nos Jogos Pan-Americanos
Por fim, Vagner Souta fecha a delegação do Time Brasil que estará em Paris para disputar provas de canoagem velocidade. Ele foi bronze no K1 1km no Pan-Americano da modalidade e herdou vaga na Olimpíada por limite de classificações dos Estados Unidos. O atleta de 33 anos tem três medalhas pan-americanas – prata no K4 1km e bronze no K2 1km em Toronto 2015, e bronze no K1 1km em Lima 2019 – e esteve nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Tóquio 2021.