JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024: técnico da canoagem explica escolha por Isaquias em vez de campeão mundial

Técnico da Seleção Brasileira de Canoagem, Lauro de Souza Júnior deixou o campeão do Mundial Sub-23 fora da delegação rumo a Paris 2024
Foto do autor
Compartilhe

Lagoa Santa – A convocação da Seleção Brasileira de Canoagem foi anunciada na manhã desta quinta-feira (4/7), em evento em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após divulgar a lista, o técnico Lauro de Souza Júnior explicou a escolha por Isaquias Queiroz na prova de C2 500m em vez de Filipe Vieira, campeão da prova de C1 500m no Mundial Sub-23 em julho de 2023.

Dono de quatro medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz é o grande nome da canoagem brasileira, mas não era o favorito para ser parceiro de Jacky Godmann no C2 500m. O atleta que conseguiu a vaga para o Time Brasil no Pan-Ameircano de Canoagem Velocidade, em abril deste ano, foi Filipe Vieira, porém o atleta não teve bom desempenho recentemente e ficou fora da delegação que irá para Paris 2024, como informou o treinador brasileiro.

“O Filipe é o atual campeão mundial da prova de C1 500m e não C1 1000m. A gente estava trabalhando ele para o C2 500m, mas, infelizmente, neste final ele não conseguiu performar como esperávamos e optamos por colocar o Isaquias no C2. O nosso processo de escolha é na água. Os atletas que se convocam. O critério de escolha é o dia a dia de treinamento”

Lauro de Souza Júnior, técnico da Seleção Brasileira de Canoagem

Lauro iniciou a resposta deixando claro que a disputa era entre Isaquias e Filipe, tanto que o próprio campeão olímpico falou que começou a treinar o C2 500m com Jacky recentemente. Filipe foi campeão do Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Velocidade no ano passado e é uma grande promessa do esporte, mas ainda não fará a sua primeira participação em Jogos Olímpicos.

O atleta que estreará em Paris 2024 é Mateus Nunes, em uma convocação que não se relacionou com a ausência de Filipe Vieira, já que a prova de C1 1000m não é a especialidade do campeão mundial. Com apenas 18 anos, Mateus, nascido em Itacaré, no litoral da Bahia, é o caçula da equipe e irá a Paris para adquirir experiência, como afirmou Lauro.

“Vamos com um atleta experiente, que vai defender o título em Paris, e também com um atleta da nova geração, de 18 anos. Mateus vai competir junto ao Isaquias, que vai passar segurança para ele. A gente não vai com expectativas de medalhas com o Mateus, mas com expectativa de fazer boas provas para prepará-lo para futuras Olimpíadas”, ressaltou o treinador da Seleção Brasileira de Canoagem.

Acompanhe o No Ataque nos próximos dias para mais repercussões sobre a canoagem brasileira, como falas de Isaquias Queiroz e Jacky Godmann, e outros atletas que são favoritos ao ouro em Paris 2024 também, como Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia, e Beatriz Ferreira, do boxe.

Compartilhe