JOGOS OLÍMPICOS

Cria de universidade, Luiz Maurício é MG no lançamento de dardo de Paris 2024

Luiz Maurício, de 24 anos, do lançamento de dardo é mais um atleta do Praia do Clube a competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Foto do autor
Compartilhe

Campeão do Troféu Brasil, recordista brasileiro e sul-americano. Esse é o sargento do exército Luiz Maurício Dias da Silva, de 24 anos, atleta do Praia Clube, de Uberlândia, que será o representante de MG e do Brasil no lançamento de dardo nos Jogos Olímpicos de Paris’2024.

Luiz Maurício é mineiro de Juiz de Fora. Começou a carreira no atletismo, no projeto de iniciação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid-UFJF).

Ele tinha apenas 11 anos. A mãe era estudante e participava do projeto de extensão da Faefid destinado à natação. Dessa forma, Luiz Maurício começou a conhecer o ambiente universitário e os esportes.

O atletismo, mais precisamente as provas de arremesso, atraíram sua atenção. Seu potencial logo foi notado, diz o primeiro treinador dele, Jefferson Verbena.

“Sempre percebemos que Luiz se destacava muito em nossas avaliações e testes, além de obter bons resultados em competições. Com o tempo, precisávamos decidir qual direção seguir dentro da modalidade, dada sua capacidade de se desenvolver em várias provas”

Jefferson Verbena, treinador de atletismo

Luiz Maurício não competia apenas nos lançamentos de dardo e disco. Nos nove anos em que permaneceu na entidade, esteve em diversas provas como corrida, velocidade, resistência, salto e lançamento de dardos.

Mas foram os arremessos de dardo que mais chamaram a atenção. E ele passou a apostar nessa prova. Vieram, então, os resultados – primeiro regionais, depois nacionais – e a consequente classificação para competições internacionais. Passou, então, a conquistar medalhas.

Em 2019, se destacou nas competições Sub-20, tornando-se campeão sul-americano, pan-americano e participante do Mundial da categoria, além de se sagrar campeão adulto.

“Ele teve sua formação desde a base até a fase adulta dentro da universidade”, destaca Verbena.

Luiz Mauricio e a vaga em Paris 2024

Quando surgiu a pandemia de COVID-19, Luiz teve um problema. Não podia mais treinar. Foram dois meses parado. surgiu o convite para treinar nas instalações do exército brasileiro, na Urca, no Rio de Janeiro. E lá foi Luiz Maurício.

No Troféu Brasil de Atletismo 2024, disputado de 27 a 30 de junho, em São Paulo, ele colheu frutos.

“Tem muito tempo que venho batendo na casa dos 80, 81, 82 metros. Sabia que podia mais. E consegui no Troféu Brasil, quando alcancei 85,87m. A marca exigida para a classificação olímpica era 85,50m”, diz Luiz Maurício.

A marca foi obtida no terceiro arremesso. “No segundo, consegui mais de 82 metros e senti que poderia alcançar a marca”, conta.

Sobre chegar a uma final olímpica, diz: “Tenho de pensar uma coisa de cada vez, dar um passo de cada vez”.

Na história dos Jogos Olímpicos, Brasil teve atletas no lançamento de dardo masculino três vezes.

Em Paris 1924, Willy Seewald terminou na nona colocação. Heitor Medina representou o país em Los Angeles 1932 e ficou no 11° lugar. Já na Rio 2016, Júlio César de Oliveira encerrou sua participação em 16°, sem disputar a final.

Luiz Maurício Dias Silva

Naturalidade: Juiz de Fora (MG)

Data de Nascimento: 17 de janeiro de 2000

Altura: 1,92m

Chance de medalha: moderada

Participações olímpicas: primeira vez

Principais conquistas: Jogos Escolares Brasileiros Sub-17, Sul-Americano Sub-17, Brasileiro Sub-20, Sul-Americano Sub-20, Brasileiro adulto. Sul-Americano adulto, Pan-Americano adulto

Competição em Paris 2024

Fase de classificação do lançamento do dardo: 6/8

Final do lançamento de dardo: 8/8

Compartilhe