JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024: 13 cidades mineiras terão atletas na Olimpíada; veja lista

A delegação de Minas Gerais nos Jogos de Paris será formada por 20 atletas de nove modalidades. A maior parte é do vôlei
Foto do autor
Compartilhe

Formado por 277 atletas no total, o Time Brasil conta com uma delegação de 20 mineiros em Paris 2024, de acordo com levantamento feito pelo No Ataque. Eles estão divididos em nove modalidades, sendo a maior parte do vôlei (seis esportistas).

Entre os mineiros estão três medalhistas olímpicos, todos do vôlei: as belo-horizontinas Gabi Guimarães e Carol, que conquistaram a prata em Tóquio 2020; e o contagense Ricardo Lucarelli, ouro na Rio 2016.

O atleta mais jovem da delegação mineira em Paris é o ponteiro Adriano (Ituiutaba), de 22 anos, outro jogador de vôlei. Ainda nessa modalidade, o estado terá as participações da oposta Lorenne (Conselheiro Lafaiete) na Seleção feminina, e do central Flávio (Pimenta) na masculina.

No vôlei de praia, a representante do estado será Ana Patrícia (Espinosa). No futebol, estão outras três mineiras: a lateral-esquerda Yasmin (Governador Valadares); a meio-campista Duda Sampaio (Jequeri); e a também lateral- esquerda Tamires (Caeté), a mais velha da delegação de Minas com 36 anos.

Outros três mineiros estão classificados para o atletismo. Rafael Pereira (Belo Horizonte) vai correr os 110 metros com barreiras; Ana da Silva (Contagem) vai disputar a prova de arremesso de peso; e Luiz Maurício da Silva (Juiz de Fora) vai concorrer no lançamento de dardo.

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete terá outros dois atletas nascidos em Minas Gerais, ambos com passagens pela NBA. O armador Raul Neto, o Raulzinho, natural de BH; e o pivô Cristiano Felício, que tem Pouso Alegre como terra natal. Ambos estão jogando na Europa atualmente.

Leia a cobertura completa sobre os Jogos Olímpicos em No Ataque

Já na natação, os mineiros Maria Paula Heitmann e Eduardo Oliveira de Moraes, ambos de Belo Horizonte, vão disputar a mesma prova: o revezamento 4×200 metros livre.

Os outros três atletas de Minas Gerais são a armadora da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, Bruna de Paula (Campestre); o ginasta de trampolim Rayan Castro Dutra (BH); e a canoísta Ana Sátila (Iturama), uma das principais esperanças do Brasil para conquistar o pódio em Paris.

Em relação a Tóquio, Minas Gerais diminuiu sua participação nos jogos em um atleta, já que 21 figuraram na delegação brasileira na última edição. Oito mineiros que participaram das disputas na Ásia voltarão a representar o estado: Carol, Gabi e Lucarelli no vôlei; Ana Sátila na canoagem slalom; Tamires no futebol; Ana Patrícia no vôlei de praia; Rafael Pereira no atletismo; e Bruna de Paula no handebol.

Mineiros em Paris

  • Belo Horizonte: Carol (vôlei), Gabi (vôlei), Maria Paula Heitmann (natação), Eduardo Oliveira de Moraes (natação), Rayan Castro Dutra (ginástica de trampolim), Raulzinho (basquete) e Rafael Pereira (atletismo);
  • Contagem: Ricardo Lucarelli (vôlei) e Ana Caroline da Silva (atletismo);
  • Caeté: Tamires (futebol);
  • Campestre: Bruna de Paula (handebol);
  • Espinosa: Ana Patrícia (vôlei de praia);
  • Governador Valadares: Yasmin (futebol);
  • Ituiutaba: Adriano (vôlei);
  • Iturama: Ana Sátila (canoagem slalom);
  • Jequeri: Duda Sampaio (futebol);
  • Juiz de Fora: Luiz Maurício Dias da Silva (atletismo);
  • Pimenta: Flávio (vôlei);
  • Pouso Alegre: Cristiano Felício (basquete).

Histórico de medalhas

Ao longo da história, 29 competidores mineiros subiram ao pódio 36 vezes. Belo Horizonte lidera a lista de medalhistas, com nove nomes e 14 medalhas. A cidade é um centro produtor de grandes talentos do vôlei, modalidade mais representativa da relação.

Depois da capital, aparecem Juiz de Fora e Araxá, ambas com dois medalhistas cada.

Outros 16 municípios mineiros completam a relação: Unaí, Riachinho, Ibiaí, Diamantina, Nanuque, Itabira, Contagem, Ribeirão das Neves, Barbacena, Bicas, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Uberlândia, Frutal e Iturama.

Compartilhe