JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024: cinco estados brasileiros não terão representantes nos Jogos

A delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris terá 277 atletas, a maior a parte deles nascida em São Paulo
Foto do autor
Compartilhe

O estado de São Paulo será o mais representado na delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. São 94 atletas nascidos em terras paulistas, de acordo com levantamento feito pelo No Ataque. Na sequência, estão Rio de Janeiro (54), Minas Gerais (20), Paraná (17) e Bahia (15).

Por outro lado, cinco estados brasileiros não terão sequer um representante nascido em suas divisas em Paris 2024. Todos são da Região Norte do país: Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins e Amapá.

Essa regional geográfica terá apenas dois atletas na Olimpíada: o amazonense Pedro Nunes, natural de Parintins, que disputará provas de lançamento de dardo; e o boxeador Michael Trindade, de Marituba (PA).

A Região Sudeste será a mais representada nos Jogos de Paris com 172 atletas – 62% da delegação brasileira nasceu nesse território.

O Sul do país é a terra natal de outros 41 esportistas, o Nordeste de 40 e o Centro-Oeste de 15. Há, ainda, sete naturalizados e os dois nortistas citados.

Leia também: Treze cidades mineiras terão atletas na Olimpíada de Paris

Estado com mais medalhistas em Olimpíada

Além de liderar o número de atletas em Paris, São Paulo é o estado que mais conquistou medalhas para o Brasil na história dos jogos, considerando novamente o local de nascimento dos atletas.

Os paulistas já figuraram em 204 pódios, somando competições individuais e coletivas. O Rio de Janeiro apareceu em 93 e o Rio Grande do Sul em 46. Paraná (37) e Minas Gerais (36) fecham o top 5.

Sem representantes neste ano, o Acre já contribuiu para a conquista de duas medalhas de ouro brasileiras – ambas em modalidades coletivas. O goleiro Weverton, ouro no futebol na Rio 2016, e o central Carlão, ouro no vôlei em Seul 1988.

Também sem esportistas neste ano, Roraima alcançou o lugar mais alto do pódio em 2016, com o volante Thiago Maia, no futebol.

Compartilhe