JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024: clube do interior mineiro é o segundo com mais atletas classificados

Praia Clube, de Uberlândia, terá 12 atletas em Paris; clube do Triângulo é superado apenas pelo Pinheiros, de São Paulo, com 35
Foto do autor
Compartilhe

Para além da sua delegação de 20 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris, Minas Gerais será representada por seus clubes no evento. Sobretudo, pelo Praia Clube, sediado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Somente o Pinheiros, de São Paulo, tem mais esportistas convocados (35). Entre parcerias com o Exército e com empresas privadas, o Praia tem 12 classificados para as disputas.

Dos 12, três são mineiros: Ana Caroline da Silva, que disputará as provas de atletismo (arremesso de peso); Luiz Maurício Dias da Silva, outro ligado ao atletismo (lançamento de dardo); e Ana Patrícia, do vôlei de praia. A parceira dessa última, Duda Lisboa, também representa o Praia, apesar de ter nascido em Aracaju.

Outros quatro classificados para o atletismo treinam no Praia Clube: José Fernando Ferreira, do decatlo; Viviane Lyra, da marcha atlética; Juliana Campos, do salto com vara; e Eduardo de Deus, competidor dos 110 metros com barreiras.

Philipe Chateaubrian Neves Freitas Severo, do tiro esportivo, é outro representante do Praia Clube em Paris. Ele vai disputar as provas com pistola de ar. Da mesma modalidade, mas na competição com carabinas, está Geovana Meyer, outra que se classificou vestindo as cores do time de Uberlândia.

Os outros dois atletas do Praia Clube são a mesa-tenista Bruna Alexandre e a levantadora da Seleção Brasileira de vôlei Macris.

No caso dos esportistas do atletismo, o Praia mantém uma parceria com o Exército Brasileiro para oferecer estrutura aos competidores. Já no vôlei de quadra, o clube leva no nome uma empresa do ramo de higiene oral.

Outro tradicional clube do estado, o Minas Tênis terá oito atletas em Paris, sendo superado apenas pelo Pinheiros, pelo Praia e pelo Flamengo. O Unisanta, de São Paulo, também tem oito convocados.

O Minas tem a maioria dos seus atletas em duas modalidades: voleibol e natação. Nas águas, vão representar as cores do time belo-horizontino Fernando Scheffer (4x200m livre), Nicolas Albiero (200m borboleta) e Eduardo Oliveira de Moraes (4x200m livre).

Já nas quadras, estão convocados a central Thaísa e a líbero Nyeme para a Seleção feminina; e o central Isac para a masculina. Os outros dois minas-tenistas são o judoca Guilherme Schimidt e o ginasta de trampolim Rayan Castro Dutra.

Outros três clubes mineiros têm exatamente um atleta convocado. O Cruzeiro terá o central Lucão na Seleção de vôlei; o América terá a goleira Tainá no futebol; e a Equipe Sergipe de Boxe, que apesar do nome tem sede em Juiz de Fora, será representada por Beatriz Ferreira.

Clubes mineiros em Paris 2024

  • Praia Clube: Ana Caroline da Silva (atletismo), Luiz Maurício Dias da Silva (atletismo), José Fernando Ferreira (atletismo), Viviane Lyra (atletismo), Juliana Campos (atletismo), Eduardo de Deus (atletismo), Ana Patrícia (vôlei de praia), Duda Lisboa (vôlei de praia), Philipe Chateaubrian Neves Freitas Severo (tiro com arco), Geovana Meyer (tiro com arco), Bruna Alexandre (tênis de mesa) e Macris (vôlei)
  • Minas Tênis Clube: Fernando Scheffer (natação), Nicolas Albiero (natação), Eduardo Oliveira de Moraes (natação), Thaísa (vôlei), Nyeme (vôlei), Isac (vôlei), Guilherme Schimidt (judô) e Rayan Castro Dutra (ginástica de trampolim)
  • América: Tainá (futebol)
  • Cruzeiro: Lucão (vôlei)
  • Equipe Sergipe de Boxe: Beatriz Ferreira (boxe)
Compartilhe