As horas que antecederam a Cerimonia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, nesta sexta-feira (26/7), foram tensas. Na madrugada parisiene, ataques e caos no metrô. No início da tarde, ameaça de bomba. E, desde o amanhecer, a cidade registra tempo ruim e chuva em alguns pontos – um dos principais temores dos organizadores, já que a cerimônia será nas águas do Rio Sena.
Por todos esses infortúnios, a segurança está em estado de alerta e foi reforçada: durante o evento, com início às 14h30 (de Brasília, 19h30 no horário local) serão 45 mil policiais, 10 mil soldados e 2 mil agentes.
Ataques no metrô
Ataques coordenados afetaram o sistema francês de Trens de Alta Velocidade, o TGV (na sigla em francês) na madrugada desta sexta. As operações foram suspensas, e a estimativa era de que mais de 800 mil pessoas seriam diretamente afetadas.
De acordo com a operadora ferroviária, trataram-se de ataques incendiários contra linhas que ligam Paris a outras regiões da França.
“Atos coordenados atingiram várias linhas do TGV na noite passada e irão perturbar gravemente o tráfego até este fim de semana. Condeno veementemente estas ações criminosas”, lamentou o ministro dos Transportes, Patrice Vergriete.
Ainda não há divulgação dos responsáveis pelo ataque. O Ministério Público de Paris abriu inquérito. As penas podem ir de 10 a 20 anos de prisão.
Ameaça de bomba
No início da tarde, houve ameaça de bomba em frente à entrada do Club France, centro de festividades da capital francesa durante a Olimpíada e a Paralimpíada de Paris 2024. É o que garante o jornal francês RMC Sport.
A esplanada em frente ao local e as varandas de restaurantes foram evacuadas. Os agentes de segurança estabeleceram perímetro de segurança na região, e os transeuntes e clientes tiveram que ficar confinados em estabelecimentos ao redor, de acordo com a publicação francesa.
Após mais de uma hora de checagem, as autoridades decidiram suspender a ameaça de bomba, garantindo que não havia perigo algum. Assim, aos poucos, as pessoas que ficaram confinadas puderam retomar as atividades normais. O acesso ao Club France será restaurado gradualmente, segundo o RMC.
Chuva e tempo ruim
Desde o amanhecer, Paris registra tempo ruim: a cidade está completamente nublada. Durante a madrugada, choveu em vários pontos da capital francesa e, durante a manhã e a tarde, alguns pontos seguem sendo alvos de precipitações. O Meteo-France, serviço meteorológico da França, já havia previsto esses eventos temporais.
Mais precipitações durante a Cerimônia de Abertura obriga a grandes mudanças no cronograma do evento, com a visibilidade dos espectadores podendo ser prejudicada, além da passagem de embarcações mais altas pelas pontes sobre o Rio Sena – por causa do nível mais alto da água, nesse caso.
Fila
Milhares de pessoas esperam em extensas filas para assistir à Cerimônia. No total, haverá mais de 300 mil espectadores in loco. O plano original previa ser possível um público bem maior, de 600 mil pessoas.