JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024 não garante qualidade da água do Sena a um dia de competição

Qualidade ruim da água do Rio Sena fez com que o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a World Thriatlon cancelassem parte do treino de triatlo nesta segunda-feira (29/7)
Foto do autor
Compartilhe

A qualidade ruim da água do Rio Sena fez com que o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a World Thriatlon cancelassem parte do treino de triatlo nesta segunda-feira (29/7). A tomada de decisão pelos responsáveis foi feita a apenas um dia da competição: a prova masculina está prevista para esta terça-feira (30/7), a partir das 3h. Manoel Messias e Miguel Lopes Hidalgo são os representantes brasileiros nesta modalidade na Olimpíada de Paris 2024.

A World Triathlon, ou União Internacional de Triatlo, responsável por regulamentar a prática da modalidade em todo o mundo, espera que o tempo ensolarado diminua os níveis de bactérias na água e torne possível a realização da prova. De acordo com os organizadores, as chuvas que assolaram a capital olímpica foram responsáveis por reduzir a qualidade da água do Sena.

Em entrevista ao CNEWS, Amélie Oudéa-Castéra, ministra dos esportes francesa, disse estar tranquila em relação à realização da competição: “Estou confiante de que poderemos estar lá amanhã para o evento de triatlo masculino”.

Despoluição

O Rio Sena passou por processo de despoluição para receber os Jogos Olímpicos. Para isso, os responsáveis desembolsaram cerca de 1,4 bilhão de euros. Entre as medidas, está a construção de uma bacia de armazenamento de água subterrânea para manter o excesso de água da chuva e não permitir que reíduos cheguem ao Sena.

E se não melhorar?

Por enquanto, se a qualidade da água não melhorar, o ‘plano’ é adiar as competições. Outra alternativa é ‘eliminar’ a natação da prova e transformá-la em duatlo – ciclismo e corrida.

Provas previstas no Sena

Até então, o Rio Sena receberá as provas de triatlo masculina (30/7) e feminina (1º/8), o revezamento misto de triatlo (5/8) e a maratona aquática feminina (8/8) e masculina (9/8).

Compartilhe