JOGOS OLÍMPICOS

Está demorando? Veja quando saiu a 1º medalha de ouro do Brasil em outras Olimpíadas

Veja quanto tempo Brasil levou para conquistar ouro em cada edição dos Jogos Olímpicos e relembre a data de todas as medalhas douradas do país
Foto do autor
Compartilhe

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram abertos na última sexta-feira (26/7). Cinco dias após a Cerimônia de Abertura, o Brasil ainda não faturou medalha de ouro. Nas redes sociais, são frequentes os comentários de torcedores dizendo que o país está demorando a alcançar o lugar mais alto do pódio na França. Mas, afinal, quando saiu o primeiro ouro brasileiro em cada Olimpíada de Verão?

O Brasil já conquistou 37 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, em 20 edições diferentes. Na Era Moderna, a competição já foi realizada 32 vezes – assim, em 12 delas, o país não teve campeões.

O primeiro ouro brasileiro foi em 1920, na Antuérpia, na Bélgica – 24 anos após a primeira Olimpíada da Era Moderna, disputada em Atenas, na Grécia, em 1996.

Veja quanto o país demorou a chegar ao lugar máximo do pódio naquela edição e em todas as outras em que teve pelo menos um campeão olímpico.

1920 – Jogos da Antuérpia

A primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos foi conquistada por Guilherme Paraense, no tiro rápido individual (25m), em 3 de agosto de 1920 – dois meses e 13 dias após a Cerimônia de Abertura.

Curiosamente, a Olimpíada daquele ano durou quase três meses – de 20 de abril a 12 de setembro.

1952 – Jogos de Helsinque

O segundo ouro do Brasil foi chegar só 32 anos e seis edições depois do primeiro. Nesse período, dois Jogos foram cancelados devido à Primeira Guerra Mundial: 1940 e 1944.

Adhemar Ferreira foi campeão olímpico no salto triplo em 23 de julho de 1952, quatro dias após a Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Helsinque, na Finlândia.

1956 – Jogos de Melbourne

Adhemar também foi o responsável por conquistar a terceira medalha de ouro da história do Brasil.

Em Melbourne, na Austrália, ele voltou a chegar ao lugar mais alto do pódio no salto triplo, em 27 de novembro de 1956 – cinco dias após a Cerimônia de Abertura.

1980 – Jogos de Moscou

Após o ouro de Adhemar em Melbourne, o Brasil amargou seca de 24 anos sem campeões olímpicos.

Foram cinco edições em branco até que, em 1980, o jejum finalmente acabou. E foi em grande estilo – na Olimpíada de Moscou, na Rússia, o país faturou mais de uma medalha dourada pela primeira vez na história. Foram duas: ambas na vela.

  • Alexandre Welter e Lars Björkström, pela Classe Tornado da vela, venceram o ouro em 29 de julho – 10 dias após a Cerimônia de Abertura
  • Eduardo Penido e Marcos Soares, pela Classe 470 da vela, venceram o ouro em 30 de julho – 11 dias após a Cerimônia de Abertura

1984 – Jogos de Los Angeles

O único brasileiro a ir ao lugar mais alto do pódio na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984, foi Joaquim Cruz, do atletismo.

Ele conquistou a medalha de ouro nos 800 metros raros em 6 de agosto daquele ano, nove dias depois da Cerimônia de Abertura.

1988 – Jogos de Seul

Na Olimpíada de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, novamente apenas um brasileiro faturou o ouro: Aurélio Miguel, no judô.

O judoca foi campeão olímpico da categoria meio-pesado (até 95 quilos), no dia 30 de setembro de 1988 – 13 dias após a Cerimônia de Abertura.

1992 – Jogos de Barcelona

Em Barcelona 1992, na Espanha, o Brasil voltou a ter dois campeões em uma mesma edição de Olimpíada.

Rogério Sampaio, pela categoria meio-leve (até 65 quilos) do judô, assegurou a medalha de ouro em 1º de agosto – uma semana (sete dias) após a Cerimônia de Abertura

No dia 15, foi a vez da Seleção Masculina de vôlei masculino exibir a medalha dourada no peito.

1996 – Jogos de Atlanta

Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, o Brasil levou oito dias para alcançar um título olímpico. O primeiro dos três ouros conquistados naquela edição veio com a dupla Jacqueline Silva e Sandra Pires, do vôlei de praia, em 27 de julho. A Cerimônia de Abertura foi realizada em 19 de julho.

Já a dupla Marcelo Ferreira e Torben Grael, pela classe star da vela, venceu o ouro em 29 de julho. E Robert Scheidt, pela classe laser da vela, foi campeão em 30 de julho.

2004 – Jogos de Atenas

Após passar em branco na Olimpíada de Sydney 2000, na Austrália, o Brasil voltou a ter campeões em Atena 2004, na Grécia.

Naquela edição, o país levou nove dias para chegar ao lugar mais alto do pódio. O primeiro dos cinco ouros conquistados naquela edição veio com Robert Scheidt, pela classe laser da vela, no dia 22 de agosto. A Cerimônia de Abertura foi no dia 13 de agosto.

A dupla de vôlei de praia Emanuel Rego e Ricardo Santos garantiu o ouro em 25 de agosto. Coube a outra dupla também a glória olímpica: Marcelo Ferreira e Torben Grael, pela classe star da vela, em 26 de agosto.

O time masculino de vôlei sagrou-se bicampeão olímpico em 29 de agosto.

O cavaleiro Rodrigo Pessoa, do salto individual do hipismo, por sua vez, só recebeu oficialmente sua medalha depois do fim dos Jogos, após punição por doping do então vencedor,

2008 – Jogos de Pequim

Em Pequim, na China, o Brasil levou uma semana (sete dias) para conquistar medalha de ouro – que veio com César Cielo, nos 50 metros livre da natação, em 15 de agosto. A Cerimônia de Abertura foi em 8 de agosto.

A segunda medalha de ouro brasileira naquela edição foi de Maurren Maggi, do salto em distância, em 22 de agosto. No dia seguinte, foi a vez de a Seleção feminina de vôlei comemorar o inédito título olímpico, um dia antes do Encerramento.

2012 – Jogos de Londres

A Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Londres, na Inglaterra, foi em 27 de julho de 2012. A primeira medalha dourada brasileira veio apenas um dia depois, em 28 de julho, por Sarah Menezes, na categoria peso ligeiro do judô. Foi a edição em que o Brasil menos demorou para faturar um ouro.

Também subiram ao lugar mais alto do pódio Arthur Zanetti, campeão nas argolas da ginástica artística, no dia 6 de agosto; e a Seleção de vôlei feminino, cinco dias depois.

2016 – Jogos do Rio de Janeiro

Na primeira Olimpíada da história disputada no Brasil, o país-sede levou apenas três dias para conquistar o primeiro ouro: com Rafaela Silva, na categoria até 57 quilos do judô, em 8 de agosto. A Cerimônia de Abertura foi em 5 de agosto.

Em uma emocionante decisão, Thiago Braz, do salto com vara, garantiu o ouro em 15 de agosto.

Um dia depois, Robson Conceição, da categoria peso leve do boxe, assegurou a medalha dele A dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da categoria 49er FX da vela, venceu em 18 de agosto. No dia 19, foi a vez da dupla Alison Cerutti e Bruno Oscar Shmidt, do vôlei de praia.

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei sagrou-se campeã no dia 21 de agosto, um dia antes da de futebol.

2020 (2021) – Jogos de Tóquio

O primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio 2020 (disputada em 2021 por causa da pandemia de COIVD-19) foi o surfista Ítalo Ferreira, do surfe, no dia 27 de julho – quatro dias após a Cerimônia de Abertura (23/7).

O Brasil teve mais seis campeões: Rebeca Andrade, no salto da ginástica artística, em 1º de agosto; a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da classe 49erFX da vela, em 3 de agosto; Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, em 4 de agosto; Isaquias Queiroz, da categoria C-1 1000 metros da canoagem, em 7 de agosto – dia em que Hebert Conceição, ca categoria até 75kg do boxe – e o time de futebol masculino.

Compartilhe