JOGOS OLÍMPICOS

Histórico! Caio Bonfim abre dia em Paris 2024 com medalha inédita para o Brasil

Atleta de 33 anos fez história nas ruas do Centro de Paris e levou o Brasil ao pódio olímpico da marcha atlética pela primeira vez
Foto do autor
Compartilhe

Caio Bonfim conquistou abriu o dia do Brasil nos Jogos Olímpicos nesta quinta-feira (1º/8) com um feito histórico. Em uma prova de recuperação, o atleta de 33 anos conquistou a medalha de prata na marcha atlética de 20km em Paris 2024. O país nunca tinha subido ao pódio na modalidade em Olimpíadas.

O brasileiro de Brasília terminou a prova em 1h19m09, atrás do equatoriano Brian Daniel Pintado (1h18m55), que levou o ouro. O bronze ficou com o espanhol Álvaro Martín (1h19m11). Outro representante do Brasil na prova, Max Batista dos Santos foi o 28º (1h22m16).

Esta é a quinta medalha garantida pela delegação brasileira em Paris 2024. Até agora, são duas pratas (Caio Bonfim e Willian Lima, no judô) e dois bronzes (Larissa Pimenta no judô e Rayssa Leal no skate street).

A outra ainda não tem cor. A boxeadora Beatriz Ferreira está nas semifinais, o que lhe garante ao menos o bronze, mas ela ainda está na disputa pelo ouro.

A prova

Caio Bonfim na prova da marcha atlética - (foto: Abelardo Mendes Jr/CB/D.A Press)
Caio Bonfim durante a prova da marcha atlética(foto: Abelardo Mendes Jr/CB/D.A Press)

Caio Bonfim abriu a prova em um ritmo forte, liderando o primeiro quilômetro, mas depois viu os adversários lhe passarem – mas nunca por tempos muito longos. O brasileiro sempre esteve no pelotão da frente.

A partir do 14º quilômetro, Caio Bonfim se fortaleceu na disputa e saltou do 18º para o segundo lugar. No 17º, chegou a assumir a liderança, mas foi ultrapassado em seguida pelo campeão da prova.

Nos três quilômetros finais, o brasileiro ficou pendurado em punições – sob o risco de perder tempo e, consequentemente, a medalha -, mas manteve o bom ritmo na segunda colocação.

Mentalmente, controlou-se para não ser penalizado com acréscimo de tempo e conseguiu cruzar a linha de chegada, com a Torre Eiffel ao fundo, na segunda colocação.

Compartilhe