Técnico do canadense Andre de Grasse e do italiano Marcell Jacobs, campeões olímpicos em Tóquio 2020 (disputada em 2021), e de outros atletas, o estadunidense Rana Reider foi expulso dos Jogos de Paris 2024 nessa segunda-feira (5/8), após serem reveladas novas acusações de abuso sexual contra ele.
O profissional de 54 anos, especialista nas modalidades de corrida, salto em distância e salto triplo estava credenciado para a Olimpíada pelo Comitê Olímpico Canadense (COC). A entidade decidiu retirar a permissão dele para trabalhar na competição após reportagem publicada pelo jornal inglês The Times no domingo (4/8).
A matéria mostrou que três mulheres treinadas por Reider entraram com ações judiciais contra ele em tribunal o Condado de Broward, na Flórida, nos Estados Unidos. Duas delas o acusaram de abusos sexuais e emocionais repetidos, e outra a acusou de assédio sexual e verbal. Além disso, ela é acusado de “aliciar” uma das atletas enquanto ela ainda era menor de idade.
Técnico estava em libertade condicional
Rana Reider havia cumprido pena de um ano de liberdade condicional, vencida em maio de 2024, por ter admitido “relação romântica consensual com uma atleta adulta, que apresentava um desequilíbrio de poder”.
Como o período de punição já tinha acabado, o Comitê Olímpico Canadense permitiu o credenciamento dele para a Olimpíada de Paris 2024.
Campeões olímpicos ficarão sem técnico
Com a expulsão, Andre De Gasse não terá o técnico ao lado na final dos 200m de rasos. Ele tentará o bicapeonato olímpico – venceu o ouro na prova em Tóquio 2020.
Já o italiano Marcell Jacobs ficará sem o treinador na tentativa de defender o ouro da Itália no revezamento 4x100m. Nos 100m rasos, ele não conseguiu repetir o primeiro lugar dos Jogos do Japão e terminou em quinto – o estadunidense Noah Lyles foi o campeão.
Comunicado oficial do COC
“Rana Reider foi credenciado como treinador pessoal, com acesso apenas à área de aquecimento de atletismo e aos locais de treinamento. A decisão de fornecer a ele esse acesso foi baseada no entendimento de que seu período de liberdade condicional no US Center for Safe Sport terminou em maio deste ano, que ele não tinha outras suspensões ou sanções e, de outra forma, atendia aos nossos requisitos de elegibilidade. No domingo, 4 de agosto, soubemos de novas informações sobre a adequação do Sr. Reider permanecer credenciado pela Equipe Canadá nos Jogos de Paris 2024. Em discussão com o Athletics Canada, foi acordado que o credenciamento do Sr. Reider fosse revogado.”