O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, nesta quarta-feira (12/11), um curso gratuito e on-line para prevenir manipulação de resultados no esporte. O propósito da entidade é que todas as pessoas envolvidas no esporte olímpico façam essa aula que dura uma hora para conscientizar sobre as consequências desses atos.
Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o curso Combate à Manipulação de Resultados, Juntos em Defesa do Jogo Responsável foi anunciado no 2º Fórum Esporte Seguro, evento realizado na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Curso para prevenir manipulação de resultados no esporte
A proposta do COB com esse curso é que todos os personagens do esporte façam esse curso, desde os atletas, até treinadores, árbitros e gestores. A intenção é capacitar essas pessoas para que haja não só prevenção, mas como também a denúncia quando uma movimentação diferente for presenciada por esses atores.
Segundo a entidade responsável pelo esporte olímpico brasileiro, “o curso reforça a importância do jogo limpo e da integridade esportiva, apresentando boas práticas de prevenção e combate à manipulação”. A aula já está disponível na plataforma do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) para todos os interessados.
“Ao capacitar atletas, treinadores, árbitros e todos os outros profissionais do esporte com conhecimento, transformamos estes profissionais na primeira linha de defesa para garantir um esporte justo e inspirador para as próximas gerações, em alinhamento com os valores olímpicos”
Sebastian Pereira, gerente-executivo de Educação e Fomento do COB
O No Ataque foi convidado pelo COB e esteve no evento desta quarta-feira (12/11), no Rio de Janeiro, que reuniu um grupo seleto de autoridades, dirigentes, atletas e especialistas para o debate de como prevenir e combater a manipulação de resultados no esporte brasileiro.