MAIS ESPORTES

Em Milão-Cortina, Brasil bate recorde de participantes em Jogos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina de 2026 serão disputados entre 6 e 22 de fevereiro; veja lista de atletas brasileiros

O Brasil se prepara para fazer história nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A edição, que se inicia em três semanas, marcará a participação recorde do Time Brasil, com 14 atletas e um reserva competindo na Itália, entre 6 e 22 de fevereiro. Este número representa um aumento de 40% em relação aos número de participantes de Pequim 2022, consolidando o país como a terceira força das Américas e a principal da América do Sul nos esportes de inverno.

“Uma delegação recorde representa um marco importante para os esportes de inverno no Brasil. Ela é reflexo direto de mais estrutura, melhor organização e planejamento de longo prazo. Os esportes de inverno são uma parte fundamental do Movimento Olímpico”, afirmou Emílio Strapasson, Chefe de Missão do Time Brasil.

“Este crescimento fortalece as modalidades de neve e gelo no país, amplia a visibilidade dos atletas e inspira novas gerações”, completou.

Jorge Bichara, consultor de esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), atribui o sucesso à parceria com as confederações de gelo e neve.

“O trabalho feito em 2025 com as confederações de gelo e neve na preparação para a última etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina, que se encerrou ontem, se mostrou proveitoso com a confirmação de que o Brasil conquistou o maior número de vagas de sua história no evento”, declarou Bichara.

“Seguimos adiante na nossa entrega. Nossa tarefa é prover a todos estes atletas que estarão lá a melhor estrutura possível para que eles possam apresentar seu melhor desempenho. Será desafiador, os locais de competição são bastante espalhados”, acrescentou.

O COB tem focado em prover a melhor estrutura possível para os atletas, apesar dos desafios logísticos de competir em instalações espalhadas por um raio de mais de 400 km, em diferentes montanhas como Bormio, Livigno, Tesero e Cortina d’Ampezzo.

Esqui alpino em destaque

O esqui alpino, modalidade presente nos Jogos de Inverno desde Albertville 1992, terá quatro representantes brasileiros: Lucas Pinheiro Braathen, Christian Oliveira, Giovanni Ongaro e Alice Padilha.

A expectativa de bom desempenho é alta, especialmente para Lucas Pinheiro, que recentemente conquistou a medalha de prata na etapa de Wengen da Copa do Mundo de Esqui Alpino. A organização logística para as competições em locais distantes está mapeada.

Veja os atletas que compõem o Time Brasil e suas modalidades:

  • Nicole Silveira – Skeleton
  • Edson Bindilatti – Bobsled (O bobsled terá quatro atletas e um reserva, por enquanto há apenas a confirmação de Edson Bindilatti como piloto do trenó 4-man)
  • Lucas Pinheiro Braathen- Esqui Alpino
  • Christian Oliveira – Esqui Alpino
  • Giovanni Ongaro – Esqui Alpino
  • Alice Padilha – Esqui Alpino
  • Eduarda Ribera – Esqui Cross-Country
  • Bruna Moura – Esqui Cross-Country
  • Manex Silva – Esqui Cross-Country
  • Pat Burgener – Snowboard Halfpipe
  • Augustinho Teixeira – Snowboard Halfpipe
Compartilhe
Sair da versão mobile