O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, se classificou para a final dos 400m com barreiras, nesta quinta-feira (7/8). A vaga, no entanto, veio com mais dificuldade do que se imaginava. Na disputa da semifinal, ficou em terceiro na bateria e teve que aguardar o tempo dos outros atletas para garantir seu lugar na decisão.
Na prova, se classificavam os dois primeiros colocados de cada bateria, além dos dois mais rápidos fora da zona de classificação.
Com o terceiro lugar na série, Piu só poderia se classificar caso dois ou mais atletas das outras baterias não superassem seu tempo: 47s95, e foi o que aconteceu. A marca do brasileiro acabou garantindo o quarto melhor tempo geral na semifinal
“A gente não sabe explicar. Eu estava preparado, estou pronto, sei que eu estou aqui pra brigar pela medalha. Estou em uma boa condição física. Agora é só manter a cabeça no lugar, concentrar, relaxar, saber que estamos na final e são oito brigando por três medalhas”, disse Alison, após a prova.
Piu reconheceu que a corrida não foi ideal, mas mantem o otimismo para próxima etapa: “Eu sabia que poderia ter corrido melhor, mas essa é a vida do atletismo: você tem que estar preparado para todas as situações. Acho que eu vou com mais raiva, vou com um pouco mais de gosto ruim na garganta, no peito e sabendo que chegar lá não foi tranquilo, não foi o caminho perfeito. Mas nada muda, (na final) são oito atletas, três medalhas e um campeão”, continuou.
A final dos 400m com barreiras será na sexta-feira (9/7), às 16h45 (de Brasília), e os principais adversários de Alison devem ser o norueguês Karsten Warholm e o estadunidense Rai Benjamin. O trio ocupou o pódio em Tóquio 2020, e costuma disputar os melhores tempos da modalidade.
“Quando você passa assim na prova, você tem que esperar pelos outros atletas correrem. Não quero ter essa sensação novamente, não quero passar pelo momento de ter que esperar pelo resultado das pessoas pra ver se vou para a final ou não. Agora estamos na final. Conseguimos, não importa como. Vou dar tudo. Quero cruzar a linha me sentindo bem, sabendo que fiz tudo”, analisou.
- Leia mais: No sufoco, Alison dos Santos se classifica para a final dos 400m com barreiras em Paris 2024
Quem é Alison ‘Piu’ dos Santos
Alison Brendom dos Santos é o nome de um dos principais representantes do atletismo brasileiro na atualidade. Aos 24 anos, o paulista de São Joaquim da Barra chega aos Jogos de Paris 2024 em busca da segunda medalha olímpica da carreira. Piu, como é mais conhecido, é esperança verde-amarela nos 400m com barreiras, prova na qual é especialista, e no revezamento 4x400m.
Alison Piu disputa a Olimpíada pela segunda vez na carreira. Em Tóquio 2020, edição dos Jogos realizada em 2021, ele despontou para o grande público com a conquista do bronze nos 400m com barreiras.
Um ano depois, Piu teve outro grande feito: se tornou o primeiro campeão mundial de atletismo do Brasil no masculino. Outra conquista de destaque do atleta é o ouro no Pan-Americano de 2019, também nos 400m com barreira.