Foi no sufoco, mas deu certo! O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, se classificou, nesta quarta-feira (7/8), para a final dos 400m com barreiras na Olimpíada de Paris 2024.
Se classificaram os dois primeiros colocados de cada bateria, além dos dois mais rápidos fora da zona de classificação.
Piu ficou no terceiro lugar da primeira bateria, atrás do norueguês Karsten Warholm, número um do mundo, que venceu o ouro em Tóquio 2020, e do francês Clement Ducos. Com o tempo de 47s95, ele se classificou com a melhor marca entre os que não garantiram a primeira ou segunda colocação nas baterias.
Na classificação geral, o brasileiro teve o quarto melhor tempo entre todos os competidores. O primeiro lugar ficou com o Warholm, que fez 47s67. No segundo lugar, Clement Ducos surpreendeu com a marca de 47s85, mesmo tempo do estadunidense Rai Benjamin, terceiro colocado.
A disputa por medalhas será na sexta-feira (9), às 16h45, e os principais adversários de Alison serão Warholm e Benjamin. O trio ocupou o pódio em Tóquio 2020, e costuma disputar os melhores tempos da modalidade.
Quem é Alison ‘Piu’ dos Santos
Alison Brendom dos Santos é o nome de um dos principais representantes do atletismo brasileiro na atualidade. Aos 24 anos, o paulista de São Joaquim da Barra chega aos Jogos de Paris 2024 em busca da segunda medalha olímpica da carreira. Piu, como é mais conhecido, é esperança verde-amarela nos 400m com barreiras, prova na qual é especialista, e no revezamento 4x400m.
Alison Piu disputa a Olimpíada pela segunda vez na carreira. Em Tóquio 2020, edição dos Jogos realizada em 2021, ele despontou para o grande público com a conquista do bronze nos 400m com barreiras.
Um ano depois, Piu teve outro grande feito: se tornou o primeiro campeão mundial de atletismo do Brasil no masculino. Outra conquista de destaque do atleta é o ouro no Pan-Americano de 2019, também nos 400m com barreira.