Neste sábado, o Grêmio visitou o Bahia pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu o confronto por 2 a 1. Cristaldo abriu o placar para o Imortal, enquanto Kayky deixou tudo igual ainda na primeira etapa. O zagueiro Gustavo Martins garantiu os três pontos do Grêmio aos 49 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Grêmio chega a 26 pontos, segue na vice-liderança e impede o Flamengo, que venceu nesta rodada, de assumir a segunda posição. Já o Bahia segue com 12 pontos, na 16ª posição e se complica na luta contra a zona de rebaixamento. O Z4 é aberto pelo Goiás, que tem 11 pontos e ainda joga nesta rodada.
O próximo compromisso do Grêmio é diante do próprio Bahia, também na Fonte Nova, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O jogo acontece nesta terça-feira, às 21 horas (de Brasília).
O jogo
O primeiro tempo foi bastante movimentado, com ambas as equipes partindo para o ataque e tentando propor o jogo. Logo cedo, o Grêmio confirmou o melhor início de partida e abriu o placar com Cristaldo após assistência de Villasanti. O Bahia, no entanto, não se abalou e chegou à igualdade no marcador pouco depois, aos 19, com Kayky no rebote após Kannemann afastar parcialmente em cima da linha.
A etapa final também foi de boas chances criadas por ambos os lados. Suárez chegou a marcar aos 14 minutos, mas Bitello estava em condição irregular no lance e anulou o gol gremista. Deste momento em diante, o Imortal passou a dominar o confronto e chegou mais próximo da vitória do que o adversário. As redes do Bahia balançaram mais uma vez aos 46, quando Bitello finalizou após falha de Marcos Felipe, mas, mais uma vez, um impedimento salvou o Bahia.
Quando o duelo se encaminhava para o fim, aos 49 minutos, o zagueiro Gustavo Martins apareceu na área para finalizar o cruzamento de Ferreira e garantir a vitória do Grêmio.
BAHIA 1 X 2 GRÊMIO
- Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 01/07/2023, sábado
Horário: 18h30 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartão amarelo: Acevedo, Cicinho (Bahia); João Pedro (Grêmio)
Gols: Cristaldo, aos 8′ do 1T; Gustavo Martins, aos 49′ do 2T (Grêmio); Kayky, aos 19′ do 1T (Bahia) - BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Ryan (Chávez); Acevedo, Rezende, Thaciano (Lucas Mugni) e Kayky; Cauly e Vinícius Mingotti
Técnico: Renato Paiva - GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Kannemann e Gustavo Martins; João Pedro, Villasanti, Carballo (Ferreira), Cristaldo, Bitello e Reinaldo; Luis Suárez
Técnico: Renato Gaúcho