SAÚDE

Léo Gamalho faz tratamento contra câncer de pele

Atacante do Vitória, Léo Gamalho voltou a treinar nesta terça-feira (13/6) depois de passar por cirurgia para a retirada de uma porção da pele
Foto do autor
Compartilhe

O atacante Léo Gamalho voltou a treinar pelo Vitória nesta terça-feira (13/6) depois de passar por cirurgia para tratar um câncer de pele. O jogador de 37 anos descobriu a doença há cerca de um mês durante um procedimento para a retirada de um sinal de pele. A expectativa do clube é que o atleta esteja à disposição da comissão técnica em cerca de duas semanas.

Segundo Luis Felipe Fernandes, médico do Vitória, Léo Gamalho teve detectado um melanoma. Especialistas em dermatologia recomendaram uma cirurgia de retirada de uma porção maior da pele para a eliminação do câncer. Como a descoberta da doença ocorreu ainda no estágio inicial, o centroavante não sofreu lesões em outros órgãos.

Gamalho usou as redes sociais para agradecer o apoio dos fãs, sobretudo dos torcedores do Vitória. “Obrigado, nação rubro-negra e a todas as pessoas que têm me dado muito apoio através de mensagens. Muito obrigado pelas orações! Deus está no controle de tudo! Não se preocupem, estou bem, logo, logo estou de volta em nome de Jesus!”.

O último jogo de Léo Gamalho pelo Vitória foi no triunfo por 1 a 0 em cima do CRB, no estádio Barradão, em Salvador, pela oitava rodada. Ele atuou por 74 minutos até ser substituído pelo colombiano Santiago Tréllez.

Carreira de Léo Gamalho

Léo Gamalho está no Vitória desde dezembro de 2022. Em 16 jogos pelo clube, ele marcou quatro gols. O centroavante teve passagens marcantes por Coritiba (92 jogos e 40 gols), Goiás (49 jogos e 24 gols), CRB (31 jogos e 18 gols) e Santa Cruz (57 jogos e 32 gols).

Segundo o site OGol, Gamalho tem 233 gols em 575 partidas como profissional.

Câncer de pele

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) destaca que o câncer de pele melanoma é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país. Tem bom prognóstico de cura, se detectado em sua fase inicial, e é mais frequente em adultos brancos. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. A instituição registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos dessa doença.

Evitar a exposição ao sol em horários impróprios, usar filtro solar contra os raios UVA e UVB e barreiras físicas, como roupas e chapéus, são as maneiras mais eficazes de prevenção da doença que acometeu Léo Gamalho.

Associado a esses comportamentos protetores, o dermatologista do Grupo Oncoclínicas Belo Horizonte, Fernando Nasser, acrescenta a atenção aos sinais sugestivos da pele.

“Qualquer que seja a alteração na pele é um importante alerta para buscar ajuda médica. Uma pinta ou mancha escura que se modifica, coça ou sangra, muda de cor ou tamanho, ou ainda uma ferida que não cicatriza são indicativos que devem ser avaliados por um dermatologista”, afirmou o especialista, em declaração veiculada no canal Bem Viver, do jornal Estado de Minas.

“Uma dica é a regra do ABCDE, um autoexame em que se observam alterações como, assimetria, bordas irregulares e indefinidas; cor variável (presença de tons e cores diferentes em uma mesma lesão); diâmetro, se for maior que seis milímetros; e evolução, mudança de tamanho, formato, espessura, cor ou tamanho. Também é importante realizar ao menos uma consulta por ano com um dermatologista”, complementou o médico.

Dicas para evitar o câncer de pele

1 – Evitar exposição solar

Ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra, principalmente no horário entre 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior.

2 – Uso correto do protetor solar:

O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada 2h. Aplique o equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

3 – Roupas

Hoje, é possível complementar as estratégias de foto proteção com outros mecanismos como, por exemplo, roupas, chapéus e óculos apropriados.

4 – Melhor fator de proteção

Um filtro solar com FPS 30 é capaz de evitar queimaduras e proteger o usuário dos raios emitidos pelo sol que penetram profundamente na pele e que causam um dano progressivo às células.

5 – Como escolher

Segundo o consenso de fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é aconselhável que os filtros solares tenham no mínimo FPS de 30. Para pessoas de pele clara, a preferência é por filtros com FPS de no mínimo 60.

Compartilhe