O Denver Nuggets conquistou o primeiro título de NBA da sua história! Na noite desta segunda-feira (12/6), na Ball Arena, em Denver, nos Estados Unidos, a equipe de Nikola Jokic venceu o Miami Heat por 94 a 89 e garantiu o título após bater o adversário por 4 a 1 na série de melhor de sete jogos.
A equipe de Denver, que já havia feito história ao vencer o título da Conferência Leste, conquistou o título justamente na sua estreia nas finais da NBA. O time se tornou a 21ª franquia a vencer a principal competição de basquete do mundo.
O jogo 5 das finais da NBA
O primeiro tempo foi dominado pelos visitantes. O Heat venceu o quarto inicial por 24 a 22 e o segundo por 27 a 22, abrindo importantes sete pontos de vantagem na primeira parte do jogo 5. Inclusive, o Miami chegou a abrir 10 pontos quando o placar indicava 39 a 29.
Porém, essa margem do Heat desabou logo na sequência, quando o Nuggets fez 10 a 3 e indicou que estava de volta ao confronto. Os donos da casa se mostraram fortes principalmente no terceiro quarto – venceram por 26 a 20 – e transformaram a atmosfera da Ball Arena.
Empurrados pelos torcedores, os jogadores do time de Denver deram sequência ao bom momento e chegaram até a abrir sete pontos de diferença em meio ao quarto período. Restando apenas quatro minutos, o Nuggets abriu 86 a 79.
Porém, o Miami reagiu. Os visitantes até viraram o jogo faltando dois minutos e 47 segundos, com o placar de 87 a 86. Só que a arrancada de 8 a 0, com todos os pontos saindo das mãos de Jimmy Butler, não fez com que o Heat vencesse o jogo.
Após um erro – conhecido no basquete como turnover – do craque Jimmy Butler, que gerou um contra-ataque para o adversário, o Denver arrancou rumo ao título. A equipe fez seis pontos em sequência e definiu o jogo: 94 a 89.
Destaques da partida
O grande nome do Denver Nuggets no jogo 5, nas finais e na temporada foi Nikola Jokic. O sérvio foi eleito o melhor jogador de 2022/23 nas decisões da NBA e é o grande protagonista da conquista.
Inclusive, Jokic foi o destaque da partida com números expressivos. O pivô do Nuggets marcou 28 pontos, pegou 16 rebotes e deu quatro assistências, fazendo um duplo-duplo no jogo mais importante da sua carreira.
Pelo lado derrotado, o Miami Heat contou com a irregularidade do seu destaque. Jimmy Buttler esteve mal durante boa parte do jogo, tanto que somou apenas oito pontos até restar quatro minutos para o fim da partida. Porém, o craque se recuperou e foi o responsável pelos 13 últimos pontos do seu time.
Mesmo com 21 pontos, três rebotes e cinco assistências de Butler, o Miami não conseguiu se impor contra o rival e foi derrotado no Jogo 5.