O ex-jogador de basquete, Tiago Splitter, se tornou o primeiro brasileiro a treinar um time da NBA. O anuncio do técnico no comando do Portland Trail Blazers ocorreu nesta quinta-feira (23/10).
A oportunidade de assumir o cargo surgiu após o Chauncey Billups, ex-jogador e treinador do Portland Trail Blazers ser preso. Ele é investigado por cometer crimes relacionados a manipulação de jogos de azar. O brasileiro se tornou um dos assistentes da comissão técnica do time na intertemporada passada.
Carreira de Tiago Splitter na parte técnica
Tiago Splitter se aposentou como jogador em 2017, mas não abandou as quadras. Iniciou trabalho na parte técnica em 2019, no Brooklyn Nets – na equipe atuou como auxiliar técnico até 2023. Ele também trabalhou com a mesma função no Houston Rockets, de 2023 a 2025.
O ex-atleta foi destaque como técnico interino do Paris Basketball (França), na temporada passada. No Continente Europeu, conquistou a Liga Francesa, a Copa da França, e chegou aos playoffs da Euroliga.
Carreira como jogador
Splitter também foi o primeiro jogador de basquete brasileiro a conquistar uma NBA. O feito ocorreu na temporada 2013/14, quando atuava pelo San Antonio Spurs.
Ele jogou na elite do basquete mundial entre 2010 e 2017. Em solo americano, também defendeu a camisa do Atlanta Hawks, entre 2015 e fevereiro de 2017, e a do Philadelphia 76ers.
Estreia do treinador na NBA
A estreia do treinador na NBA deve ocorrer nesta sexta-feira (25/10), contra o Golden State Warrios, pelo terceiro jogo da temporada 2025/2026.