Tiago Splitter já fez história ao se tornar o primeiro técnico brasileiro da NBA. Nessa sexta-feira (24/10), aumentou o feito ao estrear no comando do Portland Trail Blazers com vitória sobre o Golden State Warriors, de Stephen Curry.
Com o ex-pivô brasileiro como treinador interino, o time de Óregon alcançou a sua primeira vitória na temporada por 139 a 119. Após a partida, Splitter comemorou o resultado.
“Eu não esperava isso (estar nessa posição), mas mais do que pensar em mim, fiquei feliz em ver um sorriso no rosto dos meus jogadores”, disse em entrevista coletiva.
A equipe celebrou a vitória, inclusive no vestiário, com o “batismo” de treinador. Em fotos publicadas pelo clube em suas redes sociais, é possível ver o “banho” que os atletas deram no técnico brasileiro. Confira:
Carreira de Tiago Splitter na parte técnica
Tiago Splitter se aposentou como jogador em 2017, mas não abandou as quadras. Iniciou trabalho na parte técnica em 2019, no Brooklyn Nets – na equipe atuou como auxiliar técnico até 2023. Ele também trabalhou com a mesma função no Houston Rockets, de 2023 a 2025.
O ex-atleta foi destaque como técnico interino do Paris Basketball (França), na temporada passada. No Continente Europeu, conquistou a Liga Francesa, a Copa da França, e chegou aos playoffs da Euroliga.
Carreira como jogador
Splitter também foi o primeiro jogador de basquete brasileiro a conquistar o anel de campeão da NBA. O feito ocorreu na temporada 2013/14, quando atuava pelo San Antonio Spurs.
Ele jogou na elite do basquete mundial entre 2010 e 2017. Em solo americano, também defendeu a camisa do Atlanta Hawks, entre 2015 e fevereiro de 2017, e a do Philadelphia 76ers.
Siga o No Ataque no Discover e não perca as principais notícias esportivas!