NBB

NBB: Minas persegue recorde do basquete mineiro

Minas Tênis Clube enfrenta o Fortaleza Basquete Cearense nesta sexta-feira (1º/12), às 19h, na Arena Minas, pelo NBB
Foto do autor
Compartilhe

Com a melhor campanha de sua história numa competição de pontos corridos do basquete nacional, o Minas enfrenta o Fortaleza Basquete Cearense nesta sexta-feira (1º/12), às 19h, na Arena Minas, pela 11ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB). Uma vitória deixará a equipe mineira a um resultado positivo da melhor campanha de um time do estado neste tipo de torneio.

O Minas é o líder da competição, com nove vitórias e apenas uma derrota. Soma 19 pontos. Em segundo lugar está justamente o time do Ceará, que também faz uma ótima campanha, com 17 pontos. São oito vitórias e uma derrota.

O time mineiro tem o melhor ataque da temporada, com 835 pontos anotados. Foram ainda 732 sofridos, com um saldo de 103. Já os cearenses, por sua vez, marcaram 704 pontos e sofreram 657, saldo de 47.

O destaque do Minas na competição é o ala/armador argentino Chuzito, que tem média de 27,6 pontos por jogo.

A boa campanha do Minas, que lidera o NBB desde a primeira rodada, segundo o técnico Léo Costa, deve-se a uma série de fatores.

“Em primeiro lugar, tivemos todos os jogadores desde o início da preparação. Também temos de levar em consideração o fato de que fizemos muitos mais jogos amistosos, preparatórios, que em temporadas anteriores. E vemos o comprometimento dos jogadores. A consequência disso é que o entrosamento veio mais rápido que o esperado.”

Segundo o treinador, o Minas ainda tem muito a crescer. O momento é de manter o alerta ligado, jogo a jogo. “Temos de pensar como se estivéssemos jogando uma Copa, ou seja, que cada jogo é eliminatório. E, assim, temos de vencer todos eles”.

História

A melhor campanha de um time mineiro em competições nacionais é a do Uberlândia. Em 2004, o time conquistou o título quando a competição se chamava Campeonato Nacional Basquete. Nas 12 rodadas iniciais, a equipe do Triângulo Mineiro venceu 10 partidas e perdeu duas.

O Minas está próximo de ultrapassar essa marca. Para isso, tem que vencer o Basquete Cearense nesta sexta-feira e depois o Cerrado-DF, na próxima quarta-feira, novamente em Belo Horizonte.

  • Minas: Baralle, Chuziro, Fuzaro, Mineiro e Paranhos. Técnico: Léo Costa.
  • Basquete Cearense: Orresta, Nuñes, Eddy, Queirós e Mc Clanahan. Técnico: Espíga.
Compartilhe