BASQUETE

Minas consegue vitória heroica no primeiro jogo da final do NBB

Minas larga na frente do Franca, na final do NBB, no ginásio do Pedrocão, e vai tentar a segunda vitória no dia 12/6, na Arena UniBH

No primeiro jogo da final do Novo Basquete Brasil (NBB) o Minas foi até Franca e jogou muito para sair com a vitória contra o atual tricampeão da competição. A equipe minas-tenista derrotou os paulistas por 69 a 65, no ginásio do Pedrocão.

O Minas entrou com Scott Machado, Arengo, Rafael Mineiro, Hollowell e Paranhos. Contando com grande apoio da torcida, os donos da casa iniciaram a partida com Didi, Georginho, David Jackson, Lucas Dias e Wesley.

No primeiro período, o ala Didi participou muito, e o Franca foi melhor. No segundo, o Minas se reorganizou e, com uma participação mais eficaz no ataque do argentino Juan Pablo Arengo, igualou mais o jogo.

Armado por Georginho, o Franca chegou ao intervalo com seis assistências. Contou ainda com cestas importantes de Lucas Dias, o MVP do Mundial de Clubes – vencido pelo time paulista em 2023. Mas o Minas tinha o armador argentino Franco Baralle, que vindo do banco começou a desequilibrar mais uma vez. Lutou muito e conseguiu colar no placar: 41 a 38.

As defesas das duas equipes se destacaram no terceiro período, porém, a equipe mineira foi melhor, com Wini Silva pegando diversos rebotes ofensivos. Os comandados de Léo Costa viraram e fecharam na frente.

O último quarto reservou muita emoção. Os minas-tenistas começaram bem no ataque, e pela primeira vez no jogo, abriram vantagem no placar. Contudo, do outro lado estava não só o tricampeão do NBB como o campeão mundial de clubes, que não entregou os pontos facilmente.

Em um bom momento do americano David Jackson, o Franca igualou o placar. Faltavam dois minutos para o fim. Aí os argentinos do Minas fizeram a diferença novamente: Baralle e Arengo foram importantíssimos e carregaram o time no ataque.

Restando 22 segundos, Franco Baralle fez um “hesi” – lance em que o jogador finge que vai arremessar –, fazendo Georginho ir parar nas cadeiras e abrir caminho para o argentino arremessar livre para uma bola de três. A bola do jogo. Minas ficou quatro pontos à frente.

O time de Belo Horizonte mostrou que sua defesa continua sendo o ponto forte e que, quando o ataque funciona, é difícil de ser parado. Foram apenas cinco derrotas em toda a temporada regular, e 100% de aproveitamento em sete jogos nos playoffs.

A final do NBB é decidida em no máximo cinco jogos. O próximo duelo será no dia 12, na Arena Uni-BH, em Belo Horizonte.

Datas dos jogos da final do NBB

  • Jogo 1 – 7/6 Pedrocão: Franca 65 x 69 Minas
  • Jogo 2 – 12/6 – 19h30 – Arena UniBH: SporTV, ESPN e NBB BasquetPass
  • Jogo 3 – 14/6 – 17h – Arena UniBH: SporTV, ESPN, TV Cultura e NBB BasquetPass
  • Jogo 4 (se necessário) – 18/6 – 18h30 – Pedrocão: SporTV, ESPN, TV Cultura e NBB BasquetPass
  • Jogo 5 (se necessário) – 21/6 – 17h – Arena UniBH: SporTV, ESPN, TV Cultura e NBB BasquetPass
Compartilhe