A Liga Nacional de Basquete (LNB) confirmou os 20 participantes da 18ª edição do Novo Basquete Brasil, que começará em 18 de outubro em 2025. Uma das novidades é o Cruzeiro, vice-campeão da Divisão de Acesso. Rio Claro Basquete (SP) e Basket Osasco (SP) também se juntam à principal competição da modalidade no Brasil.
Veja abaixo as equipes confirmadas no NBB Caixa 2025/2026:
- Basket Osasco (SP)
- Bauru Basket (SP)
- Botafogo (RJ)
- CAIXA Brasília Basquete (DF)
- Caxias Basquete (RS)
- Corinthians (SP)
- Cruzeiro
- Fortaleza Basquete Cearense (CE)
- Flamengo (RJ)
- KTO Minas
- Desk Manager Mogi (SP)
- Pato Basquete (PR)
- Paulistano/CORPe (SP)
- Pinheiros (SP)
- Rio Claro (SP)
- Mr. Moo São José (SP)
- Sesi Franca (SP)
- CEISC/União Corinthians (RS)
- Unifacisa (PB)
- Vasco da Gama (RJ)
Sistema de disputa
Os 20 clubes disputarão a fase de classificação em turno e returno (38 rodadas). Assim como nos anos anteriores, os 16 melhores colocados avançarão aos playoffs, que contarão com séries melhor de cinco jogos desde as oitavas até a final.
Por sua vez, o formato dos playoffs sofreu uma alteração. Diferentemente das temporadas passadas, as séries melhores de cinco voltarão a ser disputadas no sistema 1-2-2, com os jogos 1, 4 e 5 sendo realizados na casa do time de melhor campanha na fase de classificação, enquanto os jogos 2 e 3 ficam com mando da equipe de campanha inferior.
Outra novidade envolve acesso e rebaixamento. Ao final da fase de classificação, os dois últimos colocados descem à Liga Ouro do ano seguinte, enquanto somente o campeão da Liga Ouro 2026 conquistará o direito de pleitear a uma vaga no NBB 2026/2027.
Copa Super 8
Já a Copa Super 8, torneio de mata-mata que conta com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA, teve seu formato mantido.
Na segunda quinzena de janeiro, os oito classificados duelarão em jogos únicos e eliminatórios (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º) pelo título que dá ao campeão uma vaga na edição seguinte da Basketball Champions League das Américas (BCLA).
Torneio Abertura
O Torneio Abertura também está confirmado. A competição preparatória terá sua segunda edição realizada entre 26 de setembro e 4 de outubro, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF).
Seis clubes participaram da primeira edição do torneio em 2024, que teve o Minas como campeão. Agora, serão 12 equipes – 11 do NBB e uma da La Liga da Argentina.
Os 11 clubes brasileiros serão o anfitrião Brasília (DF), Botafogo (RJ), Caxias do Sul (RS), Cruzeiro, Fortaleza Basquete Cearense (CE), Flamengo (RJ), Minas, Pato Basquete (PR), CEISC/União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e Vasco da Gama (RJ). Já o time argentino será o Atlético Unión de Santa Fé.
Com informações do site oficial do NBB