Ex-jogador do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, o ala Guilherme Carvalho dos Santos, mais conhecido como Gui Santos, de 21 anos, estreou de forma marcante na NBA defendendo o Golden State Warriors. Em uma partida intensa contra o Oklahoma City Thunder, na noite dessa quinta-feira (16/11), no Chase Center, em São Francisco, o brasileiro fez seus primeiros pontos na liga e se destacou nos rebotes, mesmo na derrota da equipe por 128 a 109.
Gui Santos trilhou seu caminho nas fileiras do “time B” do Golden State Warriors, o Santa Cruz Warriors. O ala foi escolhido pela equipe na 55ª posição do Draft de 2022. Na temporada 2022/23, entretanto, ele não foi aproveitado pelo time principal.
Na estreia na NBA, o jogador brilhou nos quatro minutos em que esteve em quadra contra o Oklahoma City Thunder, quando o destino do confronto já se delineava. Demonstrando por que foi uma escolha crucial para os Warriors nesta temporada, Gui Santos teve presença notável com três rebotes, sendo dois ofensivos e um defensivo, somando ainda uma assistência e dois pontos.
Apesar da atuação inspiradora de Gui Santos, a fase dos Warriors não reflete o brilho individual do jogador. Neste início de temporada na NBA, a equipe acumula apenas seis vitórias em 13 jogos disputados.
O revés é agravado pela sequência de cinco resultados negativos consecutivos, desde a última vitória sobre o Detroit Pistons, no dia 6 de novmbro, em uma partida disputada fora de casa. O desafio persiste para os Warriors, mas Gui Santos, com sua estreia marcante, certamente emerge como uma promessa brilhante no cenário da NBA.
Com a chegada do ex-Minas, a NBA volta a ter um jogador brasileiro. O último foi Raulzinho, que deixou o Cleveland Cavaliers em agosto.