A Federação Internacional de Basquete (Fiba) realizou o sorteio dos grupos do Pré-Olímpico do basquete masculino nesta segunda-feira (27/11). O Brasil conheceu os adversários no torneio que será realizado entre os dias 2 e 7 de julho de 2024.
A Seleção jogará em Riga, capital da Letônia, na primeira fase e caiu no Grupo B ao lado de Camarões e Montenegro. Geórgia, Filipinas e o país-sede Letônia compõem a outra chave disputada na Península Báltica.
Outras três cidades recebem o torneio qualificatório: Pireus (Grécia), San Juan (Porto Rico) e Valência (Espanha). A competição conta com 24 equipes dividias em oito grupos, em que os dois primeiros de cada chave avançam para uma fase eliminatória com os classificados de outras cidades. Cada sede recebe dois grupos do Pré-Olímpico.
Montenegro, assim como o Brasil, caiu na segunda fase da Copa do Mundo de Basquete de 2023. Camarões não conseguiu a classificação e ficou de fora do Mundial.
Brasil busca vaga no basquete masculino para Olimpíada
O Brasil não conseguiu a vaga para Paris’2024 pela Copa do Mundo de Basquete deste ano. A Seleção perdeu por 104 a 84 para a Letônia na segunda fase do torneio. Os brasileiros podem reencontrar com a Letônia caso se classifiquem em suas chaves no Pré-Olímpico.
As 24 seleções do Pré-Olímpico disputam as quatro vagas restantes para a Olimpíada de 2024. A França já garantiu vaga para por sediar a competição no próximo ano. Outros cinco países também confirmaram presença no torneio: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão e Sudão do Sul.
Grupos do Pré-Olímpico de Basquete Masculino
Valência (Espanha)
- Grupo A: Líbano, Angola e Espanha
- Grupo B: Finlândia, Polônia e Bahamas
Riga (Estônia)
- Grupo A: Geórgia, Filipinas e Letônia
- Grupo B: Brasil, Montenegro e Camarões
Piraeus (Grécia)
- Grupo A: Eslovênia, Nova Zelândia e Croácia
- Grupo B: Egito, Grécia e República Dominicana
San Juan (Porto Rico)
- Grupo A: México, Costa do Marfim e Lituânia
- Grupo B: Itália, Porto Rico e Bahrein