NBA

NBA de luto: morre medalhista de ouro olímpico que integrava o hall da fama

Colecionador de títulos e feitos históricos, o ex-jogador e treinador Lenny Wilkens - uma lenda da NBA - faleceu nessa domingo (9/11)

Compartilhe
google-news-logo

O lendário Lenny Wilkens, membro do Hall da Fama da NBA tanto como jogador quanto como treinador, faleceu aos 88 anos, informou sua família neste domingo (9/11).

Wilkens foi um elegante armador durante seus 15 anos de carreira como jogador. Participou de nove edições do Jogo das Estrelas da NBA e liderou a liga em assistências em duas ocasiões.

Atuou como jogador-treinador durante quatro temporadas – três com o Seattle SuperSonics e uma com o Portland Trail Blazers – antes de iniciar carreira como treinador em tempo integral que se tornaria uma das mais destacadas na história do basquete.

Wilkens levou os SuperSonics a conquistar em 1979 seu único título da NBA. Também dirigiu os Trail Blazers, Cleveland Cavaliers, Atlanta Hawks, Toronto Raptors e New York Knicks, em uma carreira como treinador que se estendeu de 1969 até 2005.

Seus 2.487 jogos como técnico são um recorde da NBA, e suas 1.332 vitórias o colocam em terceiro lugar histórico, atrás de Gregg Popovich (1.388) e Don Nelson (1.335).

Também conquistou a medalha de ouro olímpica como técnico da seleção masculina dos Estados Unidos nos Jogos de Atlanta 1996.

Wilkens é um dos cinco únicos homens incluídos no Hall da Fama tanto como jogador quanto como treinador, junto com John Wooden, Bill Sharman, Tom Heinsohn e Bill Russell.

“Lenny Wilkens representou o melhor da NBA: como jogador do Hall da Fama, treinador do Hall da Fama e um dos embaixadores mais respeitados do esporte”, declarou o comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado.

“Há quatro anos, Lenny recebeu a distinção única de ser nomeado um dos 75 melhores jogadores e um dos 15 melhores treinadores de todos os tempos da liga. Mas ainda mais impressionante que suas conquistas no basquete – entre elas dois ouros olímpicos e um campeonato da NBA – foi seu compromisso com o serviço, especialmente em sua querida comunidade de Seattle, onde se ergue uma estátua em sua homenagem”, acrescentou Silver.

“Era um homem extraordinário. Simplesmente um homem incrível”, disse o treinador do Golden State Warriors, Steve Kerr, que jogou mais de três temporadas sob o comando de Wilkens em Cleveland no início de sua carreira.

“O que mais lembro é sua dignidade”, acrescentou Kerr. “Era uma pessoa com uma grande dignidade e um líder excepcional, com uma confiança serena e discreta”.

Compartilhe
google-news-logo