A partida entre Orlando Magic e Memphis Grizzlies, em Londres, na Inglaterra, nesse domingo (18/1), ficou marcada por protesto contra as ameaças do presidente americano, Donald Trump, contra a Groenlândia.
Na ocasião, os Grizzlies venceram por 126 a 109 – o astro do time, Ja Morant, marcou 24 pontos e anotou 13 assistências após seis jogos fora em consequência de lesão na panturrilha direita.
O protesto ocorreu antes do início da partida, durante a execução do hino nacional americano, “The Star-Spangled Banner”, cantado por Vanessa Williams. Ao final da canção, um torcedor gritou “deixem a Groenlândia em paz” e foi ovacionado por outras pessoas na arquibancada, que responderam com gritos e aplausos.
Abuchean el himno de los EEUU en un partido de la NBA celebrado en Londres al grito de "Dejen a Groenlandia en Paz". pic.twitter.com/CJ7hR0Kb9x
— Julián Macías Tovar (@JulianMaciasT) January 19, 2026
Estados Unidos pretendem incorporar a Groenlândia
Trump tem intensificado a pressão sobre países europeus com ameaças de incorporação da Groenlândia – maior ilha do mundo, que pertence à Dinamarca.
O presidente americano tem, inclusive, sugerido que pode lançar mão de tarifação comercial para que os países europeus cedam às demandas geopolíticas dele.
A região se tornou atrativa para os Estados Unidos por sua posição estratégica no Ártico e pelos recursos naturais. O Conselho Europeu deve se reunir nesta semana para avaliar possíveis reações às ameaças dos Estados Unidos.