O América anunciou nesta sexta-feira (8/8) uma parceria com o Contagem Towers para a criação de um time de basquete. A equipe agora passa a ser chamada de América Towers Basquete. As duas instituições fecharam o acordo no início desta semana.
O time planeja alcançar o mais alto patamar do basquete brasileiro: competir na Liga Nacional de Basquete (LNB). A equipe de Contagem foi fundada em 2016 e é dirigida pelos ex-jogadores Wanderson Trigueiro e Kaká Menezes.
Esse projeto terá enfoque em jogadores que disputam o profissional e nas categorias de base. O clube é o atual vice-campeão da Taça Minas Gerais.
“O América sempre buscou estar presente em outros esportes. O retorno do basquete nos deixa muito empolgados, tenho certeza de que esta parceria irá gerar muitos frutos”, destaca o diretor de marketing e negócios, Bernard Romanelli.
Nesta temporada, o time vai disputar os campeonatos estadual, metropolitano e brasileiro das categorias sub-12, sub-15 e sub-17.
Presença de clubes mineiros no NBB
Além do Minas Tênis Clube, que já competia na Liga Nacional de Basquete, agora o Cruzeiro também vai fazer parte dos times que vão disputar o campeonato. Os celestes foram vice-campeões da Divisão de Acesso e conquistaram a vaga.
A 18ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB) começará em 18 de outubro de 2025. Essa será a maior edição da história da competição, com 20 clubes participantes. O torneio terá 38 rodadas, que contam com turno e returno, depois dessa fase, será iniciada a disputa dos playoffs.