FUTEBOL NACIONAL

CBF aumenta limite de partidas para jogadores trocarem de time no Brasileirão

CBF anuncia alteração de seis para 12 jogos no Conselho Técnico da Série A de 2026, em virtude da mudança no calendário em ano de Copa

Compartilhe
google-news-logo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou uma alteração na regra de transferências de jogadores entre clubes da Série A. O limite de partidas que um atleta pode disputar por um time na competição antes de se transferir para outro da mesma divisão foi dobrado, passando de seis para 12 jogos.

A medida foi uma das principais novidades tratadas no Conselh Técnico do Brasileirão, que reuniu representantes dos 20 clubes participantes e a diretoria da entidade. Segundo a CBF, o aumento da “trava” de jogos está diretamente relacionado à modificação no calendário de 2026, que será ajustado devido à disputa da Copa do Mundo.

O diretor-executivo de gestão da entidade, Helder Melillo, comentou a decisão: “Tivemos duas decisões importantes: a redução do número de vagas à Libertadores vindas do Brasileirão, com a ampliação na Copa do Brasil, e o aumento da trava de 6 para 12 jogos para a transferência de jogadores entre clubes”.

Com o calendário de 2026 prevendo 18 rodadas antes da interrupção para o Mundial, a nova regra confere mais flexibilidade aos clubes e jogadores durante o período. A data-base do início do Brasileirão é 28 de janeiro.

Vagas na Libertadores também mudam

Além da alteração na regra de transferências, o Conselho Técnico aprovou nova distribuição das vagas para a Copa Libertadores a partir das duas principais competições nacionais.

  • A Copa do Brasil passará a classificar dois times para a Libertadores (campeão e vice).
  • O Brasileirão Série A terá sua cota reduzida de seis para cinco vagas.

A CBF informou que ainda estuda os pormenores desta nova regra, como o procedimento caso campeão e vice da Copa do Brasil já estejam classificados via Brasileirão.

Outros tópicos foram debatidos, incluindo o impedimento semiautomático para o começo da competição e a determinação de duas paradas técnicas para reidratação em todas as partidas da Série A até 30 de março, quando termina o verão no Brasil.

Compartilhe
google-news-logo