
Cenas lamentáveis marcaram a vitória do Patrocinense por 1 a 0 sobre o Uberaba, nesse sábado (7/6), pela oitava rodada do Grupo A do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. O desfecho do confronto – invasão de torcedores e briga generalizada – fez com que a Federação Mineira de Futebol (FMF) vetasse o Uberabão até o fim do torneio. A entidade também encaminhou os detalhes ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para as ‘providências cabíveis’.
A confusão no Uberabão
Aos 44 minutos do segundo tempo, Riquelme aproveitou cobrança de escanteio para marcar o gol do triunfo do Patrocinense. Logo após a comemoração, o clima esquentou. Em um primeiro instante, jogadores do Uberaba se estranharam com o banco de reservas adversário. Paralelamente a isso, a torcida dos mandantes atirava objetos no gramado.
A equipe de arbitragem agiu para evitar confrontos físicos e pareceu controlar a situação. Até que três torcedores do Uberaba invadiram o gramado – sem qualquer dificuldade ou bloqueio do policiamento. O trio intimidou atletas do Patrocinense. Um dos fãs chegou a brigar com um jogador rival.
Os torcedores voltaram à arquibancada a pedido dos próprios atletas do Uberaba e aceleram o passo quando a polícia enfim compareceu no gramado. Nas imagens da transmissão, é possível ver policiais atirando balas de borracha na direção da torcida e algemando pelo menos um fã.
Súmula da partida
Sem controle da situação, o árbitro Daniel da Cunha Oliveira Filho deu fim ao jogo. Na súmula, explicou que o delegado da partida, Olavo Guilherme, repassou para a equipe de arbitragem que o Capitão Hugo Sobreira da 147° Cia Tático Móvel não
garantia segurança.
Ainda no documento, o árbitro detalhou alguns episódios. Disse que havia expulsado o mascote do Uberaba ainda no momento da execução do hino nacional por ter feito gestos obscenos aos jogadores do Patrocinense. Citou, também, os objetos arremessados e a invasão – até então, o trio de torcedores não havia sido identificado.
Decisões da FMF
Diante desse cenário, a FMF tomou a decisão de vetar o Uberabão até o fim do Módulo 2. A resolução é respaldada pelo artigo 32 do Regulamento Específico do Campeonato Mineiro: “Os clubes que descumprirem quaisquer regras do artigo anterior delegam integralmente à DCO (Diretoria de Competições) a indicação do local do(s) seu(s) jogo(s), devendo o mandante arcar com todas as despesas referentes à mudança forçada do local do mando, nos termos do RGC (Regulamento Geral das Competições).
Assim, a entidade determinou que o Parque do Sabiá, em Uberlândia, será a casa do Uberaba no restante do Campeonato Mineiro. Ainda de acordo com o artigo mencionado anteriormente, fica decidido que o clube deve arcar com os custos do novo local. Por fim, a FMF encaminhou o ofício ao TJD para as medidas cabíveis.
Patrocinense e Uberaba no Módulo 2
O Patrocinense lidera o Grupo A, com 14 pontos, seguido de Mamoré e URT, ambos com 13. Caldense, com oito, e Uberaba, com sete, ocupam a quarta e a quinta colocação, respectivamente. Com seis pontos somados, o Varginha é o último colocado.
Todos têm chance de classificação. Mas Uberaba e Varginha precisam vencer seus últimos jogos e torcer por uma combinação de resultados para avançar de fase. Enquanto isso, os outros quatro clubes dependem apenas de si para conquistarem a classificação.
Grupo B do Módulo 2
No grupo B, o líder é o Ipatinga, com 14 pontos. Democrata-SL e North aparecem logo atrás, com 12 e 10 pontos, respectivamente. Valeriodoce é o quarto colocado, com nove pontos, enquanto Guarani e Nacional de Muriaé, com oito, ocupam o quinto e o sexto lugar.
Todos têm chance de classificação. Ipatinga, Democrata-SL e North dependem só de si. Enquanto isso, os outros precisam de uma combinação de resultados, além de vencer todos os seus confrontos. Deste agrupamento, apenas Guarani e Democrata-SL ainda jogam na oitava rodada.
Formato de disputa do Módulo 2 do Mineiro
O sistema de disputa do Módulo 2 tem três fases para definir os promovidos à elite e o campeão. Na primeira etapa, 12 clubes são distribuídos nos grupos A e B (seis em cada chave) e se enfrentam em turno e returno, totalizando 10 rodadas.
Os três primeiros de cada agrupamento seguem para a fase triangular, novamente em dois turnos (quatro rodadas). Os líderes sobem ao Módulo 1 e se enfrentam na briga pelo título da divisão de acesso.