Dois dos três representantes mineiros na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 vivem momentos complicados no Mineiro. Itabirito e o Pouso Alegre ocupam as últimas colocações na classificação geral e estão em situação crítica. Já o Uberlândia faz campanha segura e não corre riscos no momento.
Com a nova regra de descenso, os dois piores times na classificação geral caem diretamente, sem disputa de um triangular, o que torna a briga contra a queda ainda mais dramática. Até o momento, Itabirito e Pouso Alegre ocupam as duas últimas posições e precisam reagir para evitar o rebaixamento.
Situações na tabela
Uberlândia
O Uberlândia tem seis pontos e ocupa a terceira posição no Grupo A. O time está à frente apenas do Atlético, que está na lanterna, com quatro pontos.
Com uma campanha equilibrada nos quatro primeiros jogos – 50% de aproveitamento -, o Uberlândia venceu uma partida (Villa Nova) e empatou três (América, Itabirito e Aymorés).
Na quinta rodada, o adversário do Uberlândia será o Cruzeiro, neste domingo (2/2), às 18h30, no Mineirão.
Itabirito
No Grupo B, o Itabirito amarga a lanterna com apenas um ponto conquistado – empatou justamente com o Uberlandia – e três derrotas (Betim, Tombense e Cruzeiro), o que deixa o clube em uma posição delicada na competição.
Na próxima rodada, o Itabirito terá pela frente o Aymorés, também no domingo, às 16h, no Independência.
Pouso Alegre
Já o Pouso Alegre, integrante do Grupo C, somou apenas dois pontos e tem a pior defesa da competição ao lado do Villa Nova, com nove gols sofridos.
A equipe perdeu duas (Athletic e América) e empatou duas (Atlético e Tombense).
O Pouso Alegre tentará a primeira vitória na competição diante do Democrata-GV, no domingo, às 15h, fora de casa.
Luta contra o rebaixamento
A tendência é que Itabirito e Pouso Alegre façam um verdadeiro “campeonato à parte” nas rodadas finais, tentando evitar o rebaixamento e ao mesmo tempo buscar uma campanha minimamente digna antes da disputa da Série D.
Com um formato mais direto de rebaixamento, cada ponto conquistado pode ser determinante para definir quem continuará na elite do futebol mineiro em 2026 e quem terá que recomeçar do Módulo II.