MAIS ESPORTES

Nova Lima recebe Copa Internacional de Mountain Bike com pontos para Paris 2024

Participarão do evento centenas de ciclistas brasileiros e estrangeiros, que estão entre os principais do ranking mundial
Foto do autor
Compartilhe

A partir desta sexta-feira (15/3) o Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, será palco da etapa de abertura da Copa Internacional de Mountain Bike, a CiMTB. Participarão do evento centenas de ciclistas brasileiros e estrangeiros, que estão entre os principais do ranking mundial.

Vários atetas, inclusive, buscarão pontos para representar seus respectivos países nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao todo, 70 pontos serão ofertados em duas provas para as elites masculina e feminina: 60 no Cross Country Olímpico (XCO) e 10 no Short Track (XCC).

“A CiMTB em Nova Lima é uma das últimas oportunidades para os ciclistas pontuarem, visando garantir vaga em Paris 2024, uma vez que o ciclo para definição das vagas encerra-se dois meses depois, no fim de maio. Por isso, nossa expectativa é que, além dos melhores atletas do Brasil, tenhamos também estrangeiros vindo de diferentes partes do mundo para competir aqui”, destaca Rogério Bernardes, organizador da Copa.

Evento para toda a família

A Copa Internacional de Mountain Bike terá início nesta sexta e vai até domingo (17/3) no Mirante CSul, com diversas opções de entretenimento para toda a família. Desde as provas emocionantes, que preenchem a programação de todos os dias de evento, até shows e apresentações variadas, contando com infraestrutura completa, com praça de alimentação, banheiros vip e área pet.

Programação esportiva


A programação da CiMTB começa sempre um dia antes das provas. No entanto, neste primeiro dia – quinta-feira (14/3) – está proibido andar de bike nas pistas, com exceção feita aos participantes da Clínica Técnica CiMTB. Neste momento, os treinadores levam seus atletas para reconhecerem a pista e aprimorar a passagem pelas partes mais técnicas do circuito.

Na sexta-feira as provas começam às 13h, com seis baterias do Short Track (Feminina, Elétricas, Máster, Cadete, Teen e Júnior). Enquanto as mulheres da Super Elite vão à pista às 16h, os homens encerram o dia às 16h30. Todas as provas serão transmitidas ao vivo.

Já o sábado registra uma programação completa de corridas entre 8h20 e 17h. Abrem o dia as disputas das E-MTB (elétricas) no XCO, com as três categorias às 8h20. Às 10h20 é a vez das categorias masculinas Júnior, Sub-17 e Sub-15. Já às 14h acontece a esperada Maratona (XCM), que reúne algumas centenas de atletas no circuito montado com cerca de 15 km e até quatro voltas completadas, dependendo da categoria.

No domingo, outras 20 categorias do XCO vão à pista em quatro largadas. A primeira, às 8h, com as categorias masculinas Sub-50, Sub-55, ULTRA, Sub-60, Sub-65, Over-65 e Sub-12. Em seguida, às 10h, outra bateria composta apenas por homens, nas Sub-30, Sub-35, Sub-40 e Sub-45. A terceira bateria, às 12h, conta apenas com mulheres, Super Elite, Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12. Por fim, a Super Elite Masculina encerra a competição, às 14h, para fechar com chave de ouro o evento.

Compartilhe