Mineiro de Uberaba, o ciclista profissional Ulisses Leoni Rodrigues, de 57 anos, morreu após sofrer acidente durante o circuito GP Mountain Bike desse domingo (28/7), no Distrito de Cruzeiro dos Peixotos, em Uberlândia.
De acordo com o boletim de ocorrências do caso, o atleta caiu em estrada vicinal – via rural, que não é pavimentada -, e bateu a cabeça em um mata-burro – estrutura construída de aço, madeira ou concreto que funciona como uma espécie de ponte “furada”, que permite a passagem de veículos, mas impede a passagem de animais.
Um ciclista que estava atrás de Ulisses realizou manobras de primeiros socorros nele para tentar mantê-lo vivo até a chegada da ambulância que estava a postos no evento esportivo. O atleta disse em depoimento que suspeita que o uberabense tenha caído após trocar faixa da via.
Ulisses ficou com o capacete ensanguentado. Assim que a unidade móvel de equipe médica chegou ao local do acidente, levou o ciclista ao pronto-socorro da Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Ao dar entrada no local, no entanto, ele já estava morto.
GP Mountain Bike se manifestou
A equipe organizadora do evento se manifestou, lamentando a morte e assegurando que Ulisses recebeu rápido atendimento médico.
“É com profunda tristeza que toda a equipe GP Mountain Bike presta seu apoio e solidariedade aos familiares de um grande amigo e atleta que veio à óbito durante a nossa prova, apesar da rápida prestação de socorro da equipe médica que estava de prontidão.
Vá em paz, Ulisses Leone, e que Deus ampare e conforte seus amigos e familiares.”