Um dos maiores nomes da história do ciclismo, Chris Roy, ex-esportista britânico de 48 anos, recebeu recentemente a notícia de que está com um câncer terminal. Pouco tempo antes, a esposa do ex-atleta foi diagnosticada com doença incurável.
Ele descobriu um tumor no ombro em 2023. Porém, as células cancerígenas se espalharam para a próstata. Com isso, os médicos disseram que ele tem de dois a quatro anos de vida.
“Por mais não natural isso pareça, isso é a natureza. Nós todos nascemos e morremos e isso é só parte do processo”, afirmou Hoy, em entrevista ao jornal The Sunday Times.
Ele foi seis vezes campeão olímpico no ciclismo (uma em Atenas 2004, três nos Jogos de Pequim 2008 e duas em Londres 2012). Após a edição de 2008 do torneio, recebeu o título de Sir, honraria da monarquia britânica de cavaleiro da Ordem do Império Britânico.
Esposa com doença incurável
Semanas antes de o ex-atleta saber sobre a piora no quadro de saúde, Sarra, esposa de Chris, foi diagnosticada com esclerose múltipla.
O casal ainda não contou sobre a doença para os dois filhos, de sete e oito anos. A enfermidade é crônica e degenerativa que afeta o sistema nervoso central. A doença é autoimune e causa lesões cerebrais e musculares.
“Eu nunca quero mentir para eles, mas há certas coisas que você não precisa dizer para eles logo de cara”, contou o ex-ciclista.
O ex-atleta afirmou que os médicos disseram que Sarra, 44 anos, poderia escolher entre um tratamento com menos riscos e pouco efetivo ou um mais perigoso, mas com chances maiores de melhora. Eles optaram pelo procedimento mais conservador.
Apesar dos problemas, o multicampeão olímpico destacou que a esposa mantém o otimismo.
“‘O quão sortudos nós somos? Nós dois temos doenças incuráveis que têm tratamento. Não é toda doença que tem isso. Poderia ser muito pior'”, disse Chris sobre a parceira.