A América do Sul faturou, nesta quarta-feira (31/7), a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O responsável pela conquista foi Jose Torres Gil, da Argentina, no ciclismo CMX freestyle.
É a primeira vez que um país sul-americano conquista medalha na categoria. Para atingir o feito, Jose foi quase impecável – fez 94,82 na primeira volta da final, maior nota da fase.
Abaixo do argentino, ficaram Kieran Darren David Reily, da Grê-Bretanha, com 93,91, e Anthony Jeanjean, da França, com 93,76.
Brasil participou da final
A Argentina não foi o único país sul-americano com representante na decisão do Ciclismo BMX em Paris. O Brasil, pela primeira vez na história, também esteve na grande decisão, representado por Gustavo Batista de Oliveira, o Gustavo Bala Loka.
A maior nota de Bala Loka foi 90,20 – boa, mas inferior em nível de dificuldade em relação a outros adverários. Ele terminou em sexto lugar, o melhor resultado de um brasileiro em qualquer modalidade de ciclismo nos Jogos Olímpicos.
Argentina ultrapassa Brasil no quadro de medalhas
O ouro de Torres Gil foi a primeira medalha conquistada pela Argentina na Olimpíada de Paris 2024.
Com o resultado, o país ultrapassou o Brasil (26º) e agora está em 19º no quadro de medalhas – é o sul-americano mais bem colocado no ranking, já que é o único que faturou ouro.