Ainda estamos no início de fevereiro, e Cruzeiro e Atlético já vão para o segundo clássico de 2025. Poderia ser só um jogo morno, permeado tão somente pela rivalidade, mas não é bem assim. Apesar de a temporada mal ter começado, o duelo ganhou ares de decisão. E se engana quem pensa que a partida será importante apenas para o Galo, pelo risco que o time corre de ficar fora das semifinais do Estadual.
Para o alvinegro há mais em jogo, e isso está bem claro. As circunstâncias atuais não são muito favoráveis para a equipe comandada por Cuca, que precisa da vitória a todo custo. Empate ou derrota domingo, no Mineirão, podem decretar, antecipadamente, a eliminação do Galo no campeonato.
Em caso de igualdade no placar do clássico, o alvinegro veria as chances de ir à semifinal se esvaírem se Betim, Athletic e América vencerem seus jogos na rodada, respectivamente diante de Villa Nova, Uberlândia e Tombense.
Já se for derrotado pela Raposa, o Atlético cairá na primeira fase do Estadual se Betim e Athletic ganharem e o duelo entre América e Tombense tiver um vencedor.
Em todos esses casos, a combinação de resultados não é absurda. Muito pelo contrário. Como se classificam os primeiros colocados de cada chave e o segundo melhor geral, é bom o Galo se ligar.
Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o alvinegro tem 30% de probabilidade ficar com uma das quatro vagas na próxima fase. À frente dele estão Cruzeiro (99,67%), Athletic (87,8%), América (83,9), Betim (52,6%) e Tombense (42%).
Atlético no Mineiro
Se o Atlético cair na primeira fase do Estadual será histórico – e aqui não vai nenhum exagero. Há 27 anos o time alvinegro não fica fora das semifinais do Mineiro. Nem o fato de ter iniciado a disputa com o Sub-20 vai valer de justificativa.
Daí que o time de Cuca não terá outra estratégia a adotar neste domingo do que partir para cima do Cruzeiro. Virtualmente classificados para a semifinal, os cruzeirenses não precisam ganhar a partida, mas seria bom para eles também, já que será o cartão de visitas para o novo treinador.
O português Leonardo Jardim tem chegada a Belo Horizonte prevista para este sábado, e segundo o clube celeste estará no Mineirão no domingo, acompanhando o jogo de um camarote.
Friamente analisando, não seria momento de cobrança sobre as equipes, porque a temporada ainda está muito no começo. Mas isso só vale em tese. Para o torcedor, desde o primeiro jogo do ano, o que importa é o resultado. Na Toca da Raposa, essa ansiedade já fez a primeira vítima: Fernando Diniz, demitido com apenas 21 dias de trabalho em 2025 em função de resultados, justamente, pelo Estadual.
É aguardar para ver o tipo de efeito que o Campeonato Mineiro terá, agora, sobre o Atlético.