Ronaldo Fenômeno é uma marca mundial. Reconhecido nos cinco continentes pelo gênio dos gramados que foi, o segundo maior artilheiro de Copas do Mundo com 15 gols, tem se mostrado um grande gestor em suas empresas. É ético, sério e transparente. Além disso, é bicampeão do mundo, chegando em três finais consecutivas, ganhando em 1994 e 2002. Não à toa, é conhecido como Fenômeno.
Conheço Ronaldo, desde que ele chegou ao Cruzeiro com 14 anos. Sempre teve personalidade, caráter ímpar e relacionamento mundo afora. Abre portas de chefes de estado, reis, rainhas, que parecem seus súditos ao vê-lo. Convivi com ele por este mundo de Deus e sei o quanto representa para várias gerações. O caminho para a recuperação do nosso futebol passa por um gestor como ele, e tenho visto jornalistas, sérios e responsáveis, empolgados com a possibilidade.
Estamos na lama, tecnicamente, não ganhamos mais nada e vivemos a pior fase do nosso futebol. A CBF virou chacota mundial, sem representatividade nenhuma. Colocaram lá um sujeito despreparado, que, segundo denúncias, persegue os funcionários e não confia nem na própria sombra. Chega dessa cartolagem que de bola nada entende e que vem sugando a entidade há tempos. O mundo inteiro se curva aos grandes jogadores, dando a eles, cargos importantes, por que não fazermos o mesmo com Ronaldo?
Não tenho a menor dúvida de que o Fenômeno vai resgatar a nossa credibilidade, terá parceiros mundiais, pois sua imagem é muito forte e respeitada. O torcedor não aceita mais essas votações que dão peso as federações, maior que dos clubes. Há presidentes de federações que são sérios, mas há aqueles que atendem por votos de cabresto, com “agrados”.
A CBF precisa se modernizar e o sistema de votação na eleição não pode mais ser feudal. É preciso que haja modernização e mais transparência.
Ronaldo conhece os atalhos, é adorado no mundo todo, tem prestígio e influência. É uma marca mundial. Imaginem a delegação brasileira desembarcando em Londres, por exemplo, tendo Ronaldo Fenômeno como seu presidente! Além disso, tem trânsito aberto na Fifa, Uefa, Conmebol, fala vários idiomas e tem representatividade. Entende de futebol como poucos, viveu o ambiente da Seleção Brasileira por duas décadas. Sempre foi ouvido pelos presidentes da entidade, foi importante para a Copa no país.
O futebol brasileiro, humilhado pelos gramados do mundo, na atualidade, que virou chacota mundial, envergonha a nação. Hoje, somos uma das piores seleções das Eliminatórias, jogadores sem um comando, sem enxergar no atual presidente, um líder. Ao contrário, a cada jogo, a cada encontro, percebem a bagunça que a entidade virou. Tenho vários amigos que representam jogadores convocados, as histórias, contadas nesses últimos tempos, são vergonhosas.
O único lugar no mundo onde existe federações, é no Brasil, justamente para eleger o presidente da CBF, e, algumas, viverem do repasse que a CBF dá todos os meses. Há alguns presidentes éticos e sérios, que poderiam muito bem apoiar Ronaldo, e dar a ele os 4 votos necessários para registrar sua chapa. Com relação aos clubes, não tenho dúvida de que a maioria maciça vai estar com o nosso eterno craque.
A eleição será em abril de 2025, justamente para evitar o massacre que a atual gestão sofrerá, em caso de perda do Mundial de 2026, o que é líquido e certo. O mais apropriado seria que as eleições acontecessem após os Mundiais, para que o trabalho do presidente seja avaliado e possa dar chance a outro, de fazer uma gestão melhor.
Não tenho dúvida de que Ronaldo terá o apoio do povo e do torcedor brasileiro. É nosso melhor nome e o mais bem preparado dos atletas. E, tenho a certeza, ele como presidente da CBF, vai levar Kaká, Cafu, Roberto Carlos, todos vencedores, com histórias lindas com a camisa amarela. Iremos respirar novos ares, sem corrupção, sem agrados a quem quer que seja.
A imprensa séria e do bem, que não se vende, vai estar com Ronaldo nessa caminhada. Teremos a chance de mudar o quadro atual, de buscar novos ares e do resgate da nossa história pentacampeã do mundo. Que haja uma comoção nacional para salvar o maior patrimônio esportivo do povo, e não há outro caminho que não passe pelo nome de Ronaldo Nazário de Lima, o Fenômeno.
Você tem nosso apoio amplo e irrestrito, e sua gestão, com acertos e erros, mas sempre transparentes e éticas, pois quem trabalha com você está sempre te elogiando, é do que precisa o futebol brasileiro